*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Retiro quaresmal dos Dominicanos de Lille

para Quinta-feira Santa
(tradução de MJB)
(citações bíblicas da Bíblia dos Capuchinhos)

Onde está Deus? Está nas tuas mãos

A palavra de Deus
«Ora, se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. 15Na verdade, dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também.»
Evangelho segundo São João, Cap 13, Vers 14 e 15

A meditação
Por vezes oiço dizer "para mim a vida cristã é sobretudo não fazer mal a ninguém! ".Mas francamente, é o mínimo da vida cristã! "Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti "(*). Trata-se sobretudo de não fazer ondas, para ficar, todo voltado para si mesmo, bem tranquilo no seu canto! Mesmo o mais pequeno no Reino não se contentaria só com isso. Porque isso não chega para edificar o Reino. Jesus, tu sabes, pede-te muito mais: " Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei o mesmo por eles " (**).É a regra de ouro. O seguimento de Cristo, não é " não fazer o mal ",  é fazer o bem, servir. Diferença! Para mais, não sei se és tocado como eu pelo " confesso a Deus " que se diz por vezes na missa. Encontra-se aí uma progressão na gravidade: pequei por pensamento, por palavras, actos e por omissão. O mais grave, não é ter feito o mal, é não ter feito o bem, o ter omitido fazer o bem. De não  ter feito! Sim, na tua vida cristã, é um dever fazer o bem, prestar socorro, aliviar, as também criar, partilhar os dons que recebeste, e servir assim a comunidade dos homens. É amar! Porque atenção! Amar, como lavar os pés não se faz à distância. Primeiro, é preciso aproximares - te do outro, é preciso correr esse risco, é preciso mesmo tocá-lo, com delicadeza certamente, numa proximidade atenciosa. E para chegar a esta proximidade evangélica, é preciso baixares-te, pores-te de joelhos. É por baixo que tu deves começar a servir. Não pela cabeça e pelas belas ideias, não pelo coração e os seus impulsos, mas pelos pés ! Quer dizer, naquilo de que o outro tem necessidade dos teus cuidados. Servir é colocar a tua cabeça, o teu coração, ao mesmo nível dos pés do outro. Mesmo quando, por vezes esses pés não cheiram lá muito bem. Então mesmo de joelhos, tu és maior, porque tu és os olhos, o sorriso, as mãos de Deus.

Para ir mais longe com a Palavra
« 1Antes da festa da Páscoa, Jesus, sabendo bem que tinha chegado a sua hora da passagem deste mundo para o Pai, Ele, que amara os seus que estavam no mundo, levou o seu amor por eles até ao extremo. 2O diabo já tinha metido no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, a decisão de o entregar. 3Enquanto celebravam a ceia, Jesus, sabendo perfeitamente que o Pai tudo lhe pusera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, tomou uma toalha e atou-a à cintura. 5Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que atara à cintura. 6Chegou, pois, a Simão Pedro. Este disse-lhe: «Senhor, Tu é que me lavas os pés?» 7Jesus respondeu-lhe: «O que Eu estou a fazer tu não o entendes por agora, mas hás-de compreendê-lo depois.»8Disse-lhe Pedro: «Não! Tu nunca me hás-de lavar os pés!» Replicou-lhe Jesus: «Se Eu não te lavar, nada terás a haver comigo.» 9Disse-lhe, então, Simão Pedro: «Ó Senhor! Não só os pés, mas também as mãos e a cabeça!» 10Respondeu-lhe Jesus: «Quem tomou banho não precisa de lavar senão os pés, pois está todo limpo. E vós estais limpos, mas não todos.» 11Ele bem sabia quem o ia entregar; por isso é que lhe disse: ‘Nem todos estais limpos’. 12Depois de lhes ter lavado os pés e de ter posto o manto, voltou a sentar-se à mesa e disse-lhes:13«Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-me ‘o Mestre’ e ‘o Senhor’, e dizeis bem, porque o sou. 14Ora, se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. 15Na verdade, dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também. 16Em verdade, em verdade vos digo, não é o servo mais do que o seu Senhor, nem o enviado mais do que aquele que o envia. 17Uma vez que sabeis isto, sereis felizes se o puserdes em prática.»
Evangelho segundo S João Cap 13, vers 1-17


1 comentário:

vp disse...

Grato... muito forte mesmo...

Santo caminho para a Páscoa do Senhor...

Nele que nos amou no Filho ofertado na Cruz...!