*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Retiro dos dominicanos de Lille - hoje

Onde está então Deus ? Está na Tua Palavra
(Fra Angelico)



A palavra de Deus

Naquela hora, Jesus disse às multidões:” Como se eu fosse um fora da lei viestes armados com espadas e varapaus ,para me prender ! Todos os dias  estava no templo, a ensinar, sentado  entre vós e não me prendestes. mas tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que estava escrito pelos profetas. “ Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram.
Evangelho segundo S. Mateus , capítulo 26, versículos 55-56

A Meditação

Como Pedro, que tinha portanto afirmado que não abandonaria Jesus, tu perguntas-te a ti mesmo, talvez, se és suficientemente fiável para sustentar uma palavra de verdade. Mas estás errado por desqualificar tão depressa a tua capacidade de testemunhar com verdade e de te refugiares num mutismo todo impregnado de pureza. Como esses padres, que fazem acreditar que uma palavra pode contaminar a santidade de Deus e que se apressam a condená-la. Porque, se os guardas se apoderam de Jesus ,é com efeito para o fazer calar. E esta rejeição da palavra é pior que todas as traições. Mas a palavra não está submetida aos que “podem matar o corpo, mas não podem matar a alma “ (*). Com efeito, se bem que tornado mudo pela dor, é pelo seu ser mesmo, pelo seu sopro até ao fim, que Jesus continuará a testemunhar a grandeza do homem Palavra de Deus. Esta verdade é invencível. É universal. Para além de todas “ as línguas, povos e nações “ (**), a humanidade assim entregue destina-se a todos os homens, a todo o homem,a cada um deles.

Mesmo aos pagãos ! A última Palavra , a língua mais sagrada com que Deus se dirige ao mundo, é a humanidade, ela mesma.

Eis a louca revelação da cruz. E, no seguimento de Cristo, todo o homem, toda a mulher, é daqui para diante a carne dessa palavra enviada ao mundo. Tu, portanto também. Basta que sejas, e já a palavra está prestes a surgir. E se tu carregas a preocupação dos teus irmãos, descobres-te como palavra de Deus. Então, mesmo na tua fragilidade, podes tornar-te palavra da eternidade.
* Evangelho segundo São Mateus, capítulo 10, versículo 27-28

** Livro do Apocalipse, capítulo 5, versículo 9

Para ir mais longe com a Palavra

13.porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo 
14. Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?
15. E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas ?
16. Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: Senhor, quem acreditou na nossa pregação  ?
17. Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo.
Carta aos Romanos, capítulo 13-17


3 comentários:

Maria-Portugal disse...

Agradeço o costumado arranjo das letras...

um irmão. disse...

Santo dia a todos...
Sempre ao serviço...

Nele que é a nossa Páscoa...

vp disse...

"Eis a louca revelação da cruz. E, no seguimento de Cristo, todo o homem, toda a mulher, é daqui para diante a carne dessa palavra enviada ao mundo. Tu, portanto também. Basta que sejas, e já a palavra está prestes a surgir. E se tu carregas a preocupação dos teus irmãos, descobres-te como palavra de Deus. Então, mesmo na tua fragilidade, podes tornar-te palavra da eternidade."

Fantástico!!!!!