*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 11 de abril de 2014

retiro 35

Os “ses” da nossa vida

A Palavra de Deus
Marta disse, então, a Jesus: «Senhor, se Tu cá estivesses, o meu irmão não teria morrido.
Evangelho segundo São João, cap 11, Vers 21
A meditação
Muitas vezes interpretamos a nossa existência com «se». «Se» eu tivesse nascido noutra família não estaria aqui onde estou agora. «Se» eu tivesse sido mais encorajado no meu trabalho eu teria tido mais sucesso em vez de ter fracassado. «Se» eu tivesse outro pároco eu teria feito progressos espirituais. Se…se…se…Com esta mentalidade arriscamo-nos muito a repisar em pensamentos negativos e paralisantes ao ponto de nos considerarmos como vítimas que esperam passivamente a sua vingança. Os nossos «ses» condicionais lembram os «ses» do Evangelho. No Evangelho da ressurreição de Lázaro, Marta e Maria dirigem-se ao seu amigo com «ses»: «Senhos se estivésseis aqui o meu irmão não teria morrido» Jesus responde não com um «se» geográfico mas com o «se» da fé: «Não te tinha dito que se  acreditasses, verias a glória de Deus?»
Na realidade, as grandes obras completam-se na contradição. São Francisco de Assis compôs o seu Cântico das criaturas, quando ficou cego. Bethoven, ficou surdo e criou a sua Nona Sinfonia. São João da Cruz, fechado na prisão dum carmelo, deixou jorrar a sua alma em sublimes ensinamentos sobre a união mística com Deus.
Senhor Jesus, liberta-me dos «ses» que me impedem de cumprir o que eu poderia fazer pela energia do teu Espírito Santo!
Para irmos mais longe com a Palavra:
«Mas tendes de a pôr em prática e não apenas ouvi-la, enganando-vos a vós mesmos. 23Porque, quem se contenta com ouvir a palavra, sem a pôr em prática, assemelha-se a alguém que contempla a sua fisionomia num espelho; 24mal acaba de se contemplar, sai dali e esquece-se de como era. 25Aquele, porém, que medita com atenção a lei perfeita, a lei da liberdade, e nela persevera - não como quem a ouve e logo se esquece, mas como quem a cumpre - esse encontrará a felicidade ao pô-la em prática.»

Carta de São Tiago Cap 1, Vers 22-25

7 comentários:

Maria-Portugal disse...

Mas que perseverança,Ana...este ano não escapou nenhuma meditação do Retiro,,,e já vamos a passos largos para a Semana Maior...

Entretanto,dia para rezar particularmente pela Lila,que é operada hoje ,de tarde.

vp disse...

Santo dia..

Tabéme starei unido em oração pela Irmã Lila... confio no Pai...

Espero que as duas pombas que voam por aqui estejam melhores tb...

Nele que nos ama

Maria-Portugal disse...

Sim...depois de semanas a tosse está quase extinta...antibiótico e anti alérgico ,resultaram.Obrigada pelo cuidado.

vp disse...

Ainba bem, graças a Deus que recupera Irmã... quando souberem algo da Irmã Lila deixem alguma coisa pf para sossegar o coração por aqui...

Recebi tb hoje telefonema do hospital.... dia 16 de Maio cirurgia da parte da manhã... dia 6 análises e exames e dia 13 consulta da anestesia...

Graças a Deus as coisas vão mais rápido do que esperava...

Nele em quem confiamos...

Ana Loura disse...

A Lila não chegou a ser operada. Acabo de falar com ela. Mas penso que explicará muito melhor que eu.
Beijos

Maria-Portugal disse...

Sim...a Lila como estava com infecção não pôde ser oprrada...vai reomeçar novo tertamento para permitir no início de Maio a intervenção cirúgica.

Anónimo disse...

Obrigado pelas novas... confiemos...

Santo Domingo

Nele que cuida e vigia...