*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Retiro 36

Viver em ressuscitados

A Palavra de Deus
«Jesus disse a Marta: Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim ainda que morra, viverá»
Evangelho segundo São João, cap 11, vers 25

A meditação
A ressurreição, como a verdade, não é uma ideia mas uma pessoa viva: Jesus, o Cristo. A ressurreição não é idêntica à de Lázaro que volta à vida mortal para morrer de novo. Na noite de Páscoa, Jesus, Ele, sairá vitorioso do túmulo para reencontrar a glória que era a sua desde o início a fundação do mundo.
Pelo baptismo, o cristão já está ressuscitado. (*) A ressurreição não é para amanhã. Desde já, o fiel goza da energia da ressurreição de Jesus pois onde Jesus está, ali encontra-se o seu poder de vida. A nossa fé na ressurreição suscita um estilo de vida. É por isso que nos podemos dar-nos sem receios no serviço dos nossos irmãos. Acreditamos que não é a morte quem tem a última palavra, mas Cristo. Toda a mística cristã centra-se na mística da Páscoa. Para receber tudo, é preciso deixar ir, renunciar a tudo. São João da Cruz falava em espanhol de «todo y nada» («tudo e nada»). Apenas aquele que aceita esvaziar-se de si mesmo será preenchido da vida de Deus. Acontece-nos experimentar isto. Quando pensamos que tudo está perdido, após termos trabalhado muito para um projecto que nos parecia bom e que estamos prestes a desistir, eis que Deus age no nosso vazio para nos lembrar que o mestre da criação, «a ressurreição e a vida», é Ele e não nós. Então vislumbramos o poder da ressurreição  nas nossas passagens humanas da morte à Vida.
Senhor Jesus, eu creio em ti, aumenta em nós a fé!
(*) Carta aos Colossenses, Cap3, vers 1
Para irmos mais longe com a Palavra
 «Portanto, já que fostes ressuscitados com Cristo, procurai as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus. 2Aspirai às coisas do alto e não às coisas da terra.
3Vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4Quando Cristo, a vossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória. 5Crucificai os vossos membros no que toca à prática de coisas da terra: fornicação, impureza, paixão, mau desejo e a ganância, que é uma idolatria. 6Estas coisas provocam a ira de Deus sobre os que lhe resistem.»
Carta aos Colossenses Cap 3, Vers 1-5


Sem comentários: