*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 10 de abril de 2014

retiro 34

Retiro quaresmal dos Dominicanos de Lille (tradução, AL)

A nossa comum humanidade com Deus

A Palavra de Deus

«Marta disse a Jesus: Tu és o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo.»

Evangelho segundo São João, cap 11, vers 27

A meditação

Gosto de colocar esta questão às pessoas: «Existe alguma coisa de comum entre Deus e os homens?» Alguns respondem: nada. Outros evocam a liberdade, o amor. NA realidade, toda a pessoa, independentemente da sua raça e da sua religião, tem em comum com Deus a sua humanidade. Pela incarnação, o Filho uniu-se de qualquer forma a todo o homem. Santa Catarina de Sena via em Jesus «a ponte» que religa a humanidade a Deus. Ressuscitado de entre os mortos na noite pascal, Jesus não deixou a sua humanidade mas transformou-a. No coração da Trindade, santa e bem-aventurada, repleta da humanidade de Jesus Cristo, anúncio da glorificação da nossa própria humanidade.
O Bem-aventurado Papa João Paulo II tinha retomado uma bela fórmula vinda dos cristãos da América: «Jesus Cristo é o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem.», 18A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer. (*) É esta humanidade comum ao Filho de Deus e a cada um de nós que funda a dignidade sagrada do homem. Mais do que revelar as diferenças entre as culturas, as raças e as religiões, temos que fazer ressaltar a nossa humanidade comum com Deus. Senhor Jesus, faz com que eu veja em cada homem, em cada mulher, em todas as crianças, o esplendor desta humanidade que é a tua e que tu amas.
(*) Evangelho segundo S João Cap 1, vers 18

Para irmos mais longe com a Palavra
1O que existia desde o princípio,
o que ouvimos,
o que vimos com os nossos olhos,
o que contemplámos e as nossas mãos tocaram
relativamente ao Verbo da Vida,
2de facto, a Vida manifestou-se;
nós vimo-la,
dela damos testemunho
e anunciamo-vos a Vida eterna
que estava junto do Pai
e que se manifestou a nós
3o que nós vimos e ouvimos,
isso vos anunciamos,
para que também vós estejais em comunhão connosco.
E nós estamos em comunhão com o Pai
e com seu Filho, Jesus Cristo.
4Escrevemo-vos isto para que a nossa alegria seja completa.
Da Primeira Carta de S João, cap 1, Vers 1-4

Sem comentários: