*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

domingo, 30 de março de 2014

Retiro 24





Retiro dos dominicanos de Lille

Lugares comuns
A Palavra de Deus
Quem pecou ele ou os seus pais para que ele nascesse cego?
Evangelho segundo São João,capitulo 9,versiculo 2

A meditação

Mexerica-se, tagarela-se, murmura-se na praça do Mercado e no café do Templo, até na sala do Tesouro ou nas ruelas vizinhas. Damas piedosas, bons burgueses e santos eclesiásticos de Jerusalém: “ sabem, o cego,aquele que mendiga ? …Não é possivel, deve ser um outro…sim, um sósia “
O nosso homem bem começou a protestar : “ sou mesmo eu !” Vão mesmo perguntar aos pais, porque , como é que ele que nunca se tinha visto se poderia reconhecer ? Seria ainda de mau gosto, para mais,  ter essa idéia sobre quem o tinha curado : um profeta !.
Que sabe ele sobre os profetas ? Mas foram mortos suficientemente os profetas, para se saber reconhecê-los. E a tagarelice aumenta, há mesmo rumor de um escândalo. Tinha o seu lugar, toleravam este mendigo fora do Templo, fora dos nossos círculos.
Murmurava-se atrás dele, como se ele não pudesse ouvir, suspeitava-se do seu pecado, imaginava-se o dos seus pais, a obscura hereditariedade.
Mas agora, ele vê: pior : fala ! Jesus não lhe deu só  olhos que vêem, soltou-lhe também a língua : então ele usa-a, magnifico de ironia e de liberdade, cheio de gratidão não pelos seus falsos benfeitores de ontem, mas por aquele só que o conseguiu olhar e falar-lhe.
“Foi ele ou os seus pais que pecaram, para que ele nascesse cego ?
Nem ele nem os seus pais , mas para que se manifeste a glória de Deus nele. “ Deus opera também à margem, também nele a quem já tinham atribuído o seu papel e um limite a não ultrapassar ,
Porque sabem mais  do que ele ,porque não é ele que nos vai explicar ,porque sempre aconteceu assim …
Quem toma verdadeiramente a sério a palavra de Cristo a propósito das prostitutas e dos publicanos nos precederem no Reino (*) ? Não nos disseram ,no entanto, que eles são os maiores ? É Deus que opera, que nos apanha a contragosto, que se dedica com infinita paciência a fazer abalar as nossas certezas, que nos arranca, com doçura extrema , aos nossos lugares tão comuns.
Quantos são esses lugares comuns ? A questão dos discípulos insinua-se, consciente ou não nas nossas vidas tanto como “o que é que eu fiz a Deus para merecer isto ?”  lógica de contas que não é, que nunca será a do Pai revelado em Jesus Cristo. Então ?
Ao longo de toda esta semana peçamos ao Senhor que nos desfaça de algumas das nossas evidências e falsas claridades. E se somos destes videntes cegos que dizem “vemos” e nos quais  “o pecado permanece“ (**) peçamos, para ver “Senhor, deslumbra-me,  cega-me “
*Evangelho segundo São Mateus , capitulo 21, versículo 31

** Evangelho segundo São João, capitulo 9, versículo 31

Para ir mais longe com a Palavra

 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?
14. Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.
15. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou?
16. Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
17. Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Evangelho segundo São Mateus , capitulo 16, versículos 13-19
 Traduzido por MJB a pedido de AL

6 comentários:

vp disse...

... valha-nos a misericórdia que despertou o coração de Pedro para a mesma msiericórdia recebioda.. embora alguns ainda hoje teimem em desligar outros irmãos da mesma misericórdia...

Santo Domingo com Aquele que é o Misericordioso...

Maria-Portugal disse...

Nesta meditação,o que me disse mais foi aquela tradição dos bem pensantes que apreciam os acontecimentos com uma cegueira que os inibe de reconhecer o Deus de Jesus Cristo.

Maria-Portugal disse...

É Deus que opera, que nos apanha a contragosto, que se dedica com infinita paciência a fazer abalar as nossas certezas, que nos arranca, com doçura extrema , aos nossos lugares tão comuns.

------ este dominicano põe o dedo na ferida.

vp disse...

Sim, mexe também muito comigo as suas palavras.. e graças a Deus por isso, é preciso acordar...


Grato pela partilha à mesa da Palavra Irmã mMria...

Nele que nos abraça forte!

Maria-Portugal disse...

Outra idéia que me veio : em Jesus as realidades espirituais são sempre levantadas do nosso dia dia,das coisas com que convivemos por sermos humanos:o pão,o vinho,a água,a.
Terra,o mar,a luz,a pesca,os sentidos.

vp disse...

Jesus sempre viveu e pede para vivermos um cristianismo com os pés na realidade da terra sem misticismos que nos distanciam do Evangelgo simples....

Nele que bebeu, comeu e participou das festas humanas em vcerimónias nenhumas porque o que lhe importava era partilhar juntoa alegria dos filhos e filhas!