*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

segunda-feira, 31 de março de 2014

Retiro 25


Retiro quaresmal dos dominicanos de Lille
Todos cegos ?


A Palavra de Deus

É para um discernimento que vim a este mundo : Para que aqueles  não vêem vissem e os que vêem se tornem cegos
Evangelho segundo são João, capítulo 9, versículo 39

A meditação
Não olharam para o cego e não viram que era Jesus : todos pecadores. Não quiseram escutar Cristo,não mais que ao nosso homem : sê pobre e cala-te. E não viram o que ,portanto,aparecia a olhos vistos : “ se este homem não viesse de Deus não poderia fazer nada. “   (*) Então,na verdade, todos cegos ? Sim,mas não todos da mesma maneira, há cegueira e cegueira : Diz Jesus outra coisa ?
Com efeito, tu que rezaste ontem “Senhor,cega-me “ mas cujos olhos continuam a ver, ousarias dizer-te cego frente a uma pessoa que o é realmente? Ou eu que fiz voto de pobreza,pretenderia,por acaso, diante daquela que mendiga à porta do convento que sou pobre como ela ? 
Dizem : “ nós vemos” ; o vosso pecado “ permanece “ (**) ,mas dizer que não vejo não chega ,é preciso ainda a conversão, aquela do coração, não a dos lábios.
Senão,o cego seria salvo pelo simples facto de ser cego e não pela sua fé no Filho do homem.Dizer que não vejo mas dizê-lo para ver o que não está bem connosco, o que em nós resiste à imprevisível graça de Deus. A graça de Deus poderia sê-lo de o encontrar face a face : “ que o Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te dê a sua paz “ (***). Ele descobre-a para nós...cabe-nos vê-la, e, porque não no primeiro face a face deste dia. ?
* Evangelho segundo São João ,capítulo 9,versículo 33
**Evangelho segundo São João ,capítulo 9,versículo 41
*** Livro dos Números, capítulo 6, versículos 25-26

Para ir mais longe com a Palavra
Salmo 26, 7-9

 Escutai, Senhor, a voz de minha oração, tende piedade de mim e ouvi-me.
Fala-vos o meu coração, a minha face procura-vos; a vossa face, ó Senhor, eu  procuro.
 Não escondais de mim a vossa face, não afasteis com ira o vosso servo. Vós sois o meu amparo.

 traduzido por MJB a pedido de AL

2 comentários:

vp disse...

“ que o Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te dê a sua paz “ (***). Ele descobre-a para nós...cabe-nos vê-la, e, porque não no primeiro face a face deste dia. ?

Belo e forte desafio caramba...

Grato Irmã pela partilha dos eu tempo

Nele que nos cura todas as cegueiras

um irmão. disse...

Santa noite...
Deixei email...
Bom caminho até à Pàscoa...

Nele que nos acompanha...