*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 29 de março de 2014

Retiro 23

Retiro dos Dominicanos de Lille (tradução por AL)

Quando a água sacia a multidão


A palavra de Deus

«28Então a mulher deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àquela gente»

Do Evangelho segundo São João, Cap 4, Vers 28 e 29

A meditação

Abandonado o cântaro! Deixado ali! No entanto a Samaritana levou-o até lá, até ao poço, para o encher e leva-lo cheio para casa.
Mas ali está ele, abandonado, inutilizado, inútil…« cântaro »!
É porque uma água melhor do que aquela do poço de Jacob jorrou e não há necessidade do jarro para a recolher!
Como Moisés para Séfora, a jovem pastora que ele liberta, com os seus companheiros, dos pastores que queriam impedi-las de tirar água para elas e que ele desposará, inaugurando assim a tradição bíblica dos casamentos à volta de poços, Cristo tirou ele próprio água para essa mulher. Ele fez correr a sua vida nela, regando a terra ressequida e dessedentou o seu coração: «esse Messias que esperas, sou eu, eu que te falo.» (*)
E ei-la transformada, deslumbrada, levando, por sua vez, a fonte a jorrar, capaz de estancar toda a sede: Ó mudança inesperada! Esta mulher que no início não compreendeu nada, eis que ensina os outros!
Então…A água do poço, o cântaro! Ali está quem está longe das suas preocupações! Pois já nada conta para ela a partir de agora a não ser a promessa de Jesus. E ela vai, oferecendo gratuitamente o que ela recebeu gratuitamente: o dom dessa presença que ocorreu no deserto da sua vida.
Mas apenas a vida dá a vida: Possa o Espírito pela palavra da mulher da Samaria, abrir-nos hoje ao Reencontro, que nos fará a nós também « 15És fonte de jardim, nascente de água viva!» (**)

(*) Evangelho segundo S João, Cap 4, vers 26
(**) Cântico dos Cânticos, Cap 4, Vers 15

Ir mais além com a Palavra

15O faraó ouviu falar deste assunto e procurou matar Moisés. Mas Moisés fugiu da presença do faraó, foi residir na terra de Madian e sentou-se junto do poço.
16O sacerdote de Madian tinha sete filhas, que vieram tirar água e encher os bebedouros, para dar de beber ao rebanho do seu pai. 17Mas chegaram os pastores e expulsaram-nas. Levantou-se então Moisés, defendeu-as e deu de beber ao rebanho. 18Elas voltaram para Reuel, seu pai, que lhes disse: «Porque regressastes tão cedo hoje?» 19Elas disseram: «Um egípcio libertou-nos da mão dos pastores, e até tirou água para nós e deu de beber ao rebanho.» 20Ele disse às suas filhas: «Onde está ele? Porque abandonastes esse homem? Chamai-o! Que venha comer!»
21Moisés decidiu residir com aquele homem, que deu a Moisés a sua filha Séfora. 22Ela deu à luz um filho, e ele deu-lhe o nome de Gérson, porque disse: «Sou um estrangeiro residente numa terra alheia.»
Livro do Êxodo, Cap 2, Vers 15-22

1 comentário:

um irmão. disse...

Fez-me meditar sobre quais serão as fontes e cântaros que teimo em não largar da mão...! Boa reflexão sim..

Nele que nos ajuda a libertar-nos da tralha...

Santo Domingo...