*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 27 de março de 2014

Retiro 22


Retiro quaresmal dos Dominicanos de Lille (tradução por AL) 

Quando a água murmura em nós: Pai 

A Palavra de Deus 
“23…em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai” 
Evangelho segundo São João, Cap 4, Vers 23 

A meditação 

Jerusalém? Meca? Roma? Constantinopla? Onde precisamos adorar? É uma pergunta já muito antiga, nunca resolvida, e que suscita muitos argumentos, discussões e até os conflitos mais sangrentos. Então, Jesus interveio, ou pelo menos interpôs-se: Fê-lo em nome de Deus. Deus é maior! Os vossos lugares sagrados como as vossas tradições as mais veneráveis não o poderão conter e dar-vos a Sua posse. Nem aqui, nem ali, e tanto aqui como ali: a adoração verdadeira far-se-á «em espírito e em verdade», o que é o não-lugar por excelência. Pois Deus é maior, ele «é espírito» e «são assim os adoradores que o Pai pretende». (*)

A inversão é espantosa: um Deus tão grande em busca de adoradores! Mas onde encontra-los? Com efeito, eles não existem, desde há muito tempo que o Espírito não vem jorrar num coração como uma água viva, para cantar Deus e exaltar pela voz e pela vida.

Mas Jesus, talvez, que fica assim, perto de ti como um desconhecido que passa, Jesus que te fala da água viva, ele deve de conhecer a fonte. Não será ele o único e verdadeiro adorador? Escuta-o a falar de um Deus Pai, escuta-o a rezar: «Abba, Pai!» (**), aproxima-te, une-te a ele e depois faz silêncio. Ele é ele, o verdadeiro lugar, da tua verdadeira adoração. Nele, o Espírito começará a murmurar e ti: «Pai» Porque tardar ainda? Não disse ele: «mas chega a hora e é já»? (***) 

(*) João 4, 23

(**)Marco 14, 36

(***) João 4, 23 

Para irmos mais longe com a Palavra 

 5«Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. 6Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te.7Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. 8Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.»9«Rezai, pois, assim:‘Pai nosso, que estás no Céu,santificado seja o teu nome,…»

3 comentários:

um irmão. disse...

Paizinho.. Abba... tanto que todos nós conhecidos ou menos conhecidos necessitamos que continues ao nosso lado a ensinar-nos a orar... fica conosco Senhor...

Nele que ora em nós e por nós no ES...

um irmão. disse...

Ana grato pela tua disponibilidade em nos servires à mesa da Palavra...

Tenta descansar tb...

Nele que nos ama...

vp disse...

Acabei por deixar lá um comentário no blog do retiro!

Santo fim de semana e melhoras para o corpo e a alma...

Nele que nos ama...