*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

domingo, 16 de março de 2014

Retiro 11

Retiro quaresmal dos Dominicanos de Lille- tradução (ALoura)

A NOSSA TRANSFIGURAÇÃO


A palavra de Deus

«O vosso corpo é templo do Espírito Santo»
Primeira Epístola aos Coríntios Cap 6, Vers 19

A meditação

Quando um homem está totalmente entregue a Deus, totalmente disponível para Deus, e Jesus é o único a sê-lo, isso transparece no seu rosto e no seu corpo. Foi, talvez, uma experiência desta ordem que terá dado origem à história da Transfiguração.
Quando Jesus começa a rezar no cimo da montanha, os três discípulos vêem-no de maneira diferente, cercado de luz (*). A tradição cristã conheceu, e talvez nós também, olhares, rostos de santos dos quais emanava em certos momentos uma «luz incriada» como dizem os ortodoxos, uma luz que manifesta qualquer coisa da vida de união com Deus que habita esse corpo.
E no entanto esse corpo tem tudo de comum com o nosso. É numa carne semelhante à nossa que se manifesta a glória de Deus. O que poderíamos tomar por uma manifestação excepcional do que é este homem único, Jesus, é pelo contrário uma revelação do que é o corpo humano, mal se deixa habitar pela presença de Deus: um templo. O templo de que falava Jesus, era o seu corpo (**), sublinha São João, e São Paulo tirará por nós as consequências: «o vosso corpo é um templo do Espírito Santo».
Não olhemos, portanto, a cena da transfiguração como um prodígio que apenas diz respeito a Jesus.
Ousemos a olhá-la como a revelação do que é o corpo humano no projecto de Deus: um templo. O meu corpo é um templo, o lugar onde Deus é adorado, onde está presente. A comunhão do corpo de Cristo, na missa, lembra-nos isso de maneira particularmente forte: o tabernáculo, o lugar da presença sacramental de Cristo, é também o meu corpo depois da comunhão, assim acontece com o corpo do meu vizinho.
No centro da cena, no cume da montanha, Jesus, o maior, Jesus, o Filho bem-amado, que precisamos escutar. A sua transfiguração é um sinal maior do que nos liga definitivamente a Deus: um corpo humano foi habitado pela presença de Deus, pela luz de Deus. E todos os corpos de todos os homens foram nele transfigurados. Nele voltaram a encontrar a sua dignidade.
E isso convida-nos a perceber, a contemplar mais do que a compreender, que apesar de tudo, o caminho para Deus, o que chamamos de vida espiritual, não é um caminho de fuga do corpo, ou de elevação, mas de um caminho de incarnação. Como considerar o meu próprio corpo como o templo do Espirito Santo, sem desprezo, mas sem medo? Se ele é um templo, quer dizer que não é um deus nem um ídolo, mas simplesmente o lugar onde Deus se juntou a mim no seu Filho bem-amado
(*) Ev Segundo S. Mateus  Cap 17, Vers 2
(**) Ev Seg S João Cap 2, Vers 21

Para irmos mais longe com a Palavra

« 1Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e levou-os, só a eles, a um alto monte. 2Transfigurou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3Nisto, apareceram Moisés e Elias a conversar com Ele. 4Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» 5Ainda ele estava a falar, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e uma voz dizia da nuvem: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o.»
Evangelho segundo São Mateus, Cap 17, Vers 1-5

2 comentários:

vp disse...

“Como considerar o meu próprio corpo como o templo do Espirito Santo, sem desprezo, mas sem medo? Se ele é um templo, quer dizer que não é um deus nem um ídolo, mas simplesmente o lugar onde Deus se juntou a mim no seu Filho bem-amado”

Fortíssimo… ser templo do Espírito Santo… imaginem o mundo se os cristãos assumissem a 100% esta realidade… ai meu Deus o que seria a começar em mim…

Santo Domingo Nele que nos habita….

Maria-Portugal disse...

Valente Ana...continuas sem desfalecer apesar de todas as rinites a avançar pelo 11º dia da Quaresma e a fazer-nos tb partilhar as belissimas meditações...