E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite.
Irm.Silencio
quinta-feira, 22 de março de 2012
Retiro na cidade - " Perdoa ! "
A palavra de Deus
“Perdoai, e sereis perdoados”
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas,capitulo 6, versículo 37
A meditação
Sempre na mesma linha de ordens, àquelas nos parece impossível de obedecer, há este comando de perdoar e, como se ainda fosse pouco, Jesus manda-nos perdoar setenta vezes sete. Não se pode perdoar por encomenda, salvo se, como para o amor, Jesus não falar de impressões sentidas, mas de uma realidade objectiva, clara, que podemos escolher viver ou não.
Para mais este imperativo, dirigi-mo-lo nós mesmo mesmo a Deus no Pai-Nosso : “Perdoa-nos as nossas ofensas”, e nós liga-mo-lo ao nosso próprio perdão, “assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido ”. Oiço muitas vezes as pessoas dizerem-me que não conseguem perdoar. Isso não me admira, porque consideram o perdão do ponto de vista do que sentem. A todos esses, e a mim mesmo, aconselho a fazer actos objectivos de perdão.
Voltar a falar com a pessoa. Mesmo para dizer coisas banais. Prestar um serviço. Mesmo mínimo. Dar, mesmo se se não se sente o coração a acompanhar. Pedir um serviço àquele a quem se tenta perdoar. Tornar-se seu devedor. Não conheço nada de mais simples e de mais eficaz.
Em qualquer caso, recusar fechar-se em sentimentos nauseabundos, aonde o egoísmo e o rancor se confundem com o sentimento da humilhação e a ofensa realmente sofrida.E nesse perdão, objectivamente vivido, Deus poderá recriar a vida. Então, perdoa ! Sai de ti mesmo e vive !
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

1 comentário:
o combate mais dificil no caminho da Fé... o PERDÃO..
..perdoar e também deixar-se perdoar...
háaaa.. esquecia... o lacinho de croché está giro..risos...
santo dia...
Enviar um comentário