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segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

« O Cristo Evolutor »-Pe Teilhard de Chardin SJ



Teilhard dá testemunho da realidade de sua fé no "Cristo Evolutor" no Epílogo do  Fenômeno  Humano : O Fenômeno Cristão, (PM pp. 293-294) :
 
["Como lemos em São Paulo e em São João, lemos também que criar, construir e purificar o mundo é, para Deus, unificá-lo, unificando-o organicamente consigo mesmo. 

Como Ele o unifica ? Imergindo-Se parcialmente nas coisas, tornando-Se 'elemento'; e depois, dessa posição vantajosa no coração da matéria, assumindo o controle e a direcção do que chamamos de Evolução. O Cristo, princípio da vitalidade universal tendo- Se manifestado como Homem entre os homens, colocou-Se na posição (sempre mantida) de englobar sob Si mesmo a ascenção geral das consciências nas quais Ele se inseriu. 

Através do acto perpétuo de comunhão e de sublimação, Ele agrega para Si mesmo o psiquismo total da Terra. E, quando Ele houver reunido tudo e tudo transformado, Ele tornará a  fechar -se sobre Si mesmo e Suas conquistas para retornar enfim, num gesto final, ao lugar divino de onde Ele nunca saiu. Então, como nos disse São Paulo, Deus será Todo em tudo. É a expectativa de uma unidade perfeita, mergulhada na qual cada elemento atingirá sua consumação ao mesmo tempo que o Universo.
 
O Universo  realizando-se em uma síntese de centros em conformidade perfeita com as leis da união. Deus, o Centro dos centros. Nessa visão final, o dogma do Cristianismo  culmina. E tão exactamente, tão perfeitamente essa culminação coincide com o Ponto Ómega, que, sem dúvida, eu não me teria jamais  aventurado a antecipar a Sua visão, ou formulado a hipótese racionalmente, se, em minha consciência de crente, eu não houvesse encontrado, não apenas seu modelo especulativo, mas também a  sua realidade viva." ]


3 comentários:

Maria-Portugal disse...

Parece-me a mim que o mundo ao ser criado saíu por assim dizer da "atmosfera" de Deus e por isso ficou sujeito às leis da finitude,da fragilidade,do transitório e o homem com ele.

E como Teilhard nos faz ver só quando se ultimar esse lento processo de transformação em Cristo(Depois de levantado atraírei todos a mim) o homem e a criaçaõ emersos Nele serão salvos.

vp disse...

Tudo bem… Teilhard de Chardin diz coisas muito bonitas e preciosas e de certa forma quase atinge o ponto do não retorno:

“eu não houvesse encontrado, não apenas seu modelo especulativo, mas também a sua realidade viva." …

…mas senhora Madre, para nossa (desgraça) ou se calhar para nosso (bem) ficamos “empanados” precisamente no domínio “especulativo” e por isso restam ainda muitas perguntas no ar…!

E como se isso não bastasse aparecem estas duas passagens aos nossos olhares para nos submergir ainda mais em interrogações infinitas:

“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apoc 13,8 )

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” (Efésios 1,4)

Resta-nos saber se a “prioridade” de Deus era e é “unificar o universo-mundo-homem” ou a “salvação do homem” seria e será abordada noutra esfera da intervenção divina… !

Imaginem...especulações de um frágil barro entorpecido… depois de um prato cheio de arroz e omelete com chouriço dá-lhe para estas coisas…

….melhor não mergulhar agora em tais dimensões filosóficas e teológicas que certamente teriam que ir pedir uma ajudazinha à Cosmogonia e outras (irmãs) e no meio de tal reunião universal dos saberes não ia sobrar nada da inocência já perdida desta humanidade a quem foram ofertadas tais riquezas do Universo e esse berço sagrado da Terra onde nos movemos todos, cristãos e não cristãos…!

Mas é um belo e forte tema sim senhora Madre, demasiado puxado e exigente para esta cabecinha de alfinete careca…risos…

Abraços fortes...

Maria-Portugal disse...

Especulativo sim,porque sem o toque da graça toda a tentativa de conhecer seria vã.

Com a graça, encontra-se "a realidade viva",como ele diz.