Teilhard dá testemunho da realidade
de sua fé no "Cristo Evolutor" no Epílogo do Fenômeno
Humano : O Fenômeno Cristão, (PM pp. 293-294) :
["Como lemos em São Paulo e em
São João, lemos também que criar, construir e purificar o mundo é, para Deus,
unificá-lo, unificando-o organicamente consigo mesmo.
Como Ele o unifica ?
Imergindo-Se parcialmente nas coisas, tornando-Se 'elemento'; e depois, dessa
posição vantajosa no coração da matéria, assumindo o controle e a direcção do
que chamamos de Evolução. O Cristo, princípio da vitalidade universal tendo- Se
manifestado como Homem entre os homens, colocou-Se na posição (sempre mantida)
de englobar sob Si mesmo a ascenção geral das consciências nas quais Ele se
inseriu.
Através do acto perpétuo de comunhão e de sublimação, Ele agrega para
Si mesmo o psiquismo total da Terra. E, quando Ele houver reunido tudo e tudo
transformado, Ele tornará a fechar -se sobre Si mesmo e Suas conquistas para
retornar enfim, num gesto final, ao lugar divino de onde Ele nunca saiu.
Então, como nos disse São Paulo, Deus será Todo em tudo. É a expectativa
de uma unidade perfeita, mergulhada na qual cada elemento atingirá sua
consumação ao mesmo tempo que o Universo.
O Universo realizando-se em uma
síntese de centros em conformidade perfeita com as leis da união. Deus, o
Centro dos centros. Nessa visão final, o dogma do Cristianismo culmina. E
tão exactamente, tão perfeitamente essa culminação coincide com o Ponto Ómega,
que, sem dúvida, eu não me teria jamais aventurado a antecipar a Sua visão, ou
formulado a hipótese racionalmente, se, em minha consciência de crente, eu não
houvesse encontrado, não apenas seu modelo especulativo, mas também a sua
realidade viva." ]
3 comentários:
Parece-me a mim que o mundo ao ser criado saíu por assim dizer da "atmosfera" de Deus e por isso ficou sujeito às leis da finitude,da fragilidade,do transitório e o homem com ele.
E como Teilhard nos faz ver só quando se ultimar esse lento processo de transformação em Cristo(Depois de levantado atraírei todos a mim) o homem e a criaçaõ emersos Nele serão salvos.
Tudo bem… Teilhard de Chardin diz coisas muito bonitas e preciosas e de certa forma quase atinge o ponto do não retorno:
“eu não houvesse encontrado, não apenas seu modelo especulativo, mas também a sua realidade viva." …
…mas senhora Madre, para nossa (desgraça) ou se calhar para nosso (bem) ficamos “empanados” precisamente no domínio “especulativo” e por isso restam ainda muitas perguntas no ar…!
E como se isso não bastasse aparecem estas duas passagens aos nossos olhares para nos submergir ainda mais em interrogações infinitas:
“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apoc 13,8 )
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” (Efésios 1,4)
Resta-nos saber se a “prioridade” de Deus era e é “unificar o universo-mundo-homem” ou a “salvação do homem” seria e será abordada noutra esfera da intervenção divina… !
Imaginem...especulações de um frágil barro entorpecido… depois de um prato cheio de arroz e omelete com chouriço dá-lhe para estas coisas…
….melhor não mergulhar agora em tais dimensões filosóficas e teológicas que certamente teriam que ir pedir uma ajudazinha à Cosmogonia e outras (irmãs) e no meio de tal reunião universal dos saberes não ia sobrar nada da inocência já perdida desta humanidade a quem foram ofertadas tais riquezas do Universo e esse berço sagrado da Terra onde nos movemos todos, cristãos e não cristãos…!
Mas é um belo e forte tema sim senhora Madre, demasiado puxado e exigente para esta cabecinha de alfinete careca…risos…
Abraços fortes...
Especulativo sim,porque sem o toque da graça toda a tentativa de conhecer seria vã.
Com a graça, encontra-se "a realidade viva",como ele diz.
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