*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

É isso que peço,Senhor

Fernando Pessoa escrevia: «A espantosa realidade das coisas/ é a minha descoberta de todos os dias». 


É isso que peço, Senhor. Não nos deixes no embaraço baço da superfície; nos olhares e nos juízos que roçam apenas a periferia, que descrevem o exterior, mas nada sabem do gume. 


Dá-nos o saber de reparar a fundo, de escutar o indizível segredo que torna todos e tudo espelho do Teu assombro. Impele-nos à descoberta de um real que nos é tão próximo, mas afinal desconhecido.


 Que o nosso coração esteja vigilante para acolher o modo surpreendente como Tu, ó Deus, sempre Te revelas! Hoje. Agora. 


Pe.José Tolentino Mendonça


AQUI

3 comentários:

Maria-Portugal disse...

Em que consistirá o assombro de Deus?

Talvez na nossa assombrosa lentidão para construir o Reino,quanto é certo que seriamos mais felizes.

vp disse...

A verdade é que se estivermos atentos, toda a história da caminhada do homem em busca de Deus ou tentando “desenhar-Lhe” um rosto, está cheia de construções e desconstruções e isso leva-me a “desconfiar” da mão do Espírito Santo nessa caminhada…

Dá a impressão que umas vezes abre portas, outras vezes vai mantendo-as semi-abertas ou até mesmo encerrando-as…!... como quem busca ou “deseja” manter o ritmo desse caminhar ao RITMO da vontade do Divino…!

Arriscaria a dizer que o tal “Assombro” pode ter a ver com as “surpresas” que o Pai recebe nos “atrevimentos” dos filhos que por vezes rasgam mais o véu do que o Pai “esperava” …!

… não é que Ele não o deseje ( o tal rasgar do véu) mas como diz Isaías parece que afinal o Senhor nem sempre está por perto…. o que me intriga deveras… porque haveria o Senhor de afastar-se…!!!!?

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Is.55:6. ….

Mas … o pior… é para as teologias oficiais quando esse atrevimento chega….e aí deixa de ser “assombro” para tornar-se numa “assombração”… risos… quando esse “rasgar” chega por mãos desses filhos pródigos que abundam pelos caminhos da fé… os tais que na igreja dos homens seriam sempre mantidos bem longe dos altares….).. estou a imaginar as gargalhadas do Pai ao ver tal espectáculo… nesses momentos o Seu rosto deve parecer-se muito ao de uma criança quando recebe o melhor presente da sua vida… (assombro)… risos

….lá vou eu levar outra vez uma coça dos anjos para não andar aqui a deitar chispas para o lume….

… calma… coças… (“pauladas” no dizer do irmão) e afins são um tipo de linguagem entre monges apanhados da mioleira por causa de habitarem no silêncio… nada mais do que isso..).. e mesmo fora dos claustros já não têm cura... risos...

Abraços a todos… (já agora, gosto imenso de saborear as palavras do Tolentino…)

Ana Loura disse...

Tolentino tem orações tão bonitas...