*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

domingo, 10 de abril de 2011

Retiro na cidade - 32

A palavra de Deus

« Enquanto conversavam e discutiam, aproximou-se deles o próprio Jesus e pôs-se com eles a caminho; 16os seus olhos, porém, estavam impedidos de o reconhecer. »
Evangelho segundo S. Lucas, Cap 24, vers 15 e 16

A meditação

Viagem ao anoitecer

O senhor está ali, ao lado deles. Ele está ali e faz o caminho com eles. Ele está ali e eles não o vêem.

De todos os discípulos a quem Jesus se dá a ver na luz da sua ressurreição, aqueles dois, no caminho de Emaús, sãos mais reticentes, os mais resistentes. Abatidos pela decepção e pela dor, eles vão para casa, cismando sem parar sobre a história desesperante da prisão e da morte de Jesus: Eles perderam tudo naquela história. Eles estão como que num túnel; não lhes peçamos que saiam de lá, não lhes peçamos que abram os olhos.

Vão ser precisas explicações - na verdade toda uma catequese - muita paciência e muita doçura, um pouco de pão e uma bênção, para que os seus corações finalmente aqueçam e derretessem, para que, enfim, seus olhos abrissem e o reconhecessem. Trabalhando para amansar o coração dos dois discípulos, Jesus abre-lhes os olhos e estabelece-os na fé.

Em breve o Senhor vai eclipsar-se. Vai distanciar-se. Mas o coração dos dois discípulos ficará marcado por essa queimadura secreta deixada pelo ressuscitado no fim da tarde do terceiro dia.

Eles saberão, doravante, ver e discernir, nas suas vidas e no mundo, a presença sempre fugaz mas bem real de Jesus, a verdadeira luz.

3 comentários:

Ana Loura disse...

Gostaria de entender porque o texto entra assim com essa formatação...GGGRRRR

Gosto tanto destes discípulos de Emaús que apesar de tudo lá foram entendendo devagarinho, é certo, o que se tinha passado..."Fica connosco, Senhor, porque anoitece..."

Maria-Portugal disse...

queimaduras ao fim da tarde ou durante a noite...espaços em que o Espírito abre passagens onde ainda não tinhamos chegado e que súbitamente se inundam de luz...não há dúvida Ele vive e anda connosco.

vp disse...

um dia destes ensino-te a faz~e-lo correctamente... creio que algum administrador(a) mexeu em algo da configuração do blog e ele agora dá esse erro... mas depois ajudo-te...

Já estou em Coimbra... vou hoje a um médico amigo de longa data para ele me ver, marcamos privadamente... vamos a ver o que ele diz... a viagem arrumou comigo... mas vim devagar...

santo dia então a todos... logo que tenha noticías da saúde aviso... abraços no Pai