*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 2 de abril de 2011

Retiro na cidade - 22


A Palavra de Deus

«Os israelitas penetraram no mar a pé enxuto, e as águas formaram uma muralha à direita e à esquerda.»

Êxodo, 14, 22

A meditação

Barricadas ou passagem

400 anos de servidão no Egipto! 400 anos de galera, e eis que Deus vem libertar o seu povo, o seu filho, pois ele é um Deus de ternura e de amor. Ele permitiu que se realize a esperança: deixar a servidão. Um dia, uma noite eu poderei deixar a minha servidão, deixar este sítio que me mantém escravo e dependente. Quer seja um lugar exterior (tabaco, álcool, jogos de vídeo, internet…) ou interior (tristeza, rancor, amargura…) Esta «coisa» de que dizemos a cada dia que amanhã a deixaremos, conhecemo-la todos, desde o tempo que vivemos com ela!

Mas lá está, à força da paciência, persistência, à força da bondade de Deus que conhece a nossa servidão, uma noite nós iremos deixá-la, somos livres e de tal forma livres que o que poderia ser barragem, o mar, torna-se abertura e passagem. Essa água ameaçadora que, à primeira vista poderia engolir-nos e prender-nos na nossa fuga, faz-se protecção e salvação para nos ajuda a deixar. Deixar a servidão do lugar, do pecado, de uma vida sem objectivos. Passar de uma vida para outra, e a água torna-se muralha protectora!

A água era o nosso apoio na provação levando a arca, ela afasta-se agora de modo que andemos os pés bem assentes na terra. Não voamos, não deslizamos, andamos de pé, livres da verdadeira vida quando o dom de Deus se faz passagem! Então desperta, Já não é uma questão de dormir: esta noite, se quiseres, tu serás livre!

Traduzido de: http://www.retraitedanslaville.org/spip.php?sommaire&date=2011-03-30

Sem comentários: