*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 2 de abril de 2011

Retiro na cidade - 24


A Palavra de Deus

«Mas um dos soldados, com a sua lança perfura-lhe o lado, e de lá saiu sangue e água»
São João, 19, 34

A meditação

Um coração aberto

O autor do evangelho fala muito concretamente do «lado» de Jesus, trespassado por uma lança. A arma feriu um homem no coração, este homem é Jesus, o Filho de Deus! Aqui toda a história, a minha e a da humanidade bascula definitivamente, nós estamos no meio do cumprimento da nossa salvação. Depois deste instante um coração abriu-se para nós e para sempre. Sangue e água misturados escorrem do coração de Cristo, este coração que tanto amou o mundo e que continua a ama-lo! Eis o dom de Deus!

Ele renova-se em cada eucaristia: «Como esta água se mistura com o vinho pela sacramento da aliança, possamos nós estar unidos à divindade daquele que assumiu a nossa humanidade» diz o sacerdote quando celebra. Mistérios do humano simbolizado pela água que se junta ao divino simbolizado pelo vinho, misturados tornam-se no sangue da salvação. O coração de Deus foi-nos dado para sempre, acessível para sempre. Assumindo a nossa humanidade Cristo vem entregar-nos no coração de nós mesmos. «o nosso coração não repousa até que repouse em ti», diz Santo Agostinho.

Todos os caminhos de água que seguimos juntos durante estes dias foram manifestações da misericórdia de Deus que quis conduzir-nos à única fonte de salvação: o Seu coração. Eis a nossa terra prometida, fonte de Vida inesgotável. Desperta tu e não temas: podes repousar neste coração onde o dom de Deus se cumpre para todos, para ti!


Traduzido de: http://www.retraitedanslaville.org/spip.php?sommaire&date=2011-04-01

1 comentário:

Maria-Portugal disse...

Repousar no coração de DEus...só isso pode aquietar o nosso.


Obrigada,Ana,pela fidelidade às traduções.