*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 25 de março de 2011

Retiro na cidade -17


A Palavra de Deus
"42Eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fracção do pão e às orações"
Livro dos Actos dos Apóstolos ,capitulo 2,versiculo 42-

A meditação

Uma Comunidade Improvável



Hoje, na sociedade tal como está,é difícil não se ser apanhado por uma bolha formada pela família,por alguns amigos ,alguns colegas de trabalho.


Não é certo que se fique limitado a todas as exigências que daí resultam.Mas subsiste o perigo de construir uma muralha contra tudo o que possa incomodar a nossa quietude,colocar em causa os nossos critérios,abalar as nossas certezas.


Como viver o encontro improvável?Como ficar à escuta de um mundo tão vasto?Como encontrar-me com o meu irmão, que vem de fora,com aquele que pensa de forma diferente e sobretudo com aquele que ninguém escuta.Como substituir a minha vida quotidiana no centro daquilo que creio,do que eu sonho para a nossa terra comum?Como rezar,cantar,agir com aqueles,que como eu,foram tocados por Alguém,pela sua Palavra?


Que lugar frequentar para que o vento forte do mar alto venha refrescar a minha cara,questionar a minha maneira de viver,fazer de mim o fermento na massa,o actor de uma sociedade mais humana?


A Igreja,essa comunidade de todos os crentes em Cristo,é-nos confiada hoje para que se torne sempre mais fiel,mais parecida com o modelo descrito nos Actos dos Apóstolos,A cada um de nós compete encontrar ou suscitar esse lugar onde,em igualdade,cada um aprende a transformar o constrangimento do colectivo num impulso para mais fraternidade.Na escola de Cristo, aprender a amar dando o primeiro lugar ao mais pequenino.

http://www.retraitedanslaville.org/spip.php?rubrique=16&date=2011-03-25&mail

4 comentários:

Maria-Portugal disse...

Traduzido por mim a pedido da Ana,que não o podia fazer.

vp disse...

Vamos certamente voltar a essa Igreja de Actos... que no fundo é apontado por esta partilha rica como sempre...

Santo fim de semana a todos...

Orem pela minha saúde, recaídas... confio em Deus... Senhor dos Senhores... Pai que me ama infinitivamente...

Ana Loura disse...

Maria, grata. Hoje em reunião talvez não possa traduzir a de hoje. Se pudesses...
Beijos e para o VP, cuida de ti, rapaz...

Maria-Portugal disse...

ok

Depois do censo,lá irei.

Bjs que tudo corra bem,Ana.

Ao Vp melhoras e orações