*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 25 de março de 2011

O Discípulo só bebe de uma Fonte...!

(do Evangelho deste 3ºDom.de Quaresma)
(outras fontes: Mt 19,27-30)

Pedro havia respondido à CHAMADA, mas, apesar de estar na presença diária com Jesus, ainda carrega muitas dúvidas e por isso, um dia surge nele aquela pergunta:

“Tomando a palavra, Pedro disse-lhe: Nós deixámos tudo e seguimos-te. Qual será a nossa recompensa?” (Mt 19,27).

Pedro, mesmo seguindo o Mestre na AMIZADE e na ESCUTA, ainda não havia descoberto que Jesus era a FONTE.  Agora, junto àquele poço de Jacob, Pedro vai compreender que o episódio que ali se está a desenrolar entre Jesus e a Samaritana é a repetição de parte da sua história como Discípulo na sua AMIZADE com Cristo.

Hoje, também nós somos parte dessa mesma história do Caminho da Salvação. Em cada um de nós, Jesus repete o mesmo Encontro, as mesmas Palavras e o mesmo Olhar que teve para com Pedro e para com a Samaritana.

No entanto, precisamos descobrir como Pedro, que este(s) ENCONTRO(S) aconteceram e acontecem sempre a partir da INICIATIVA de Jesus, é Ele quem nos PROCURA primeiro, e isso acontece nos acontecimentos mais banais do dia-a-dia das nossas vidas.

Como esta Samaritana, necessitamos descobrir qual é ou quais são as verdadeiras RAZÕES da nossa sede. Mas isso só não basta, é preciso também ACEITAR a oferta de Jesus, nessa  ÁGUA que dá a VIDA ETERNA.

Nesta mulher, a verdadeira CAUSA da sua sede era a vida cheia de “sombras” que levava, e que na sua sinceridade reconhece como verdade perante a interpelação de Jesus.

Em Pedro, também existem ainda sombras, e também como a Samaritana ele precisa descobrir a causa delas. È pois com Jesus, que o Discípulo vai descobrir o verdadeiro SENTIDO dessa Água que lhe é ofertada na PALAVRA diária que vai ESCUTANDO no Caminho do Discipulado, e por isso responde um dia ao Mestre:

“A quem iremos Senhor, só Tu tens Palavras de Vida Eterna”. João 6,68).

Jesus está presente na história de Pedro e desta Samaritana. Nas palavras do Mestre eles descobrem a OFERTA que lhe estava a ser dada, sem imposições nem juízos, mas como PROPOSTA livre para acolherem ou não acolherem, era uma decisão que teriam que tomar pessoalmente.

Neste Caminho da Quaresma, Jesus também nos PROCURA… Ele quer ENCONTRAR-SE connosco… CAMINHAR connosco até ao ENCONTRO com o PAI na PÁSCOA que se aproxima.

A MEDITAR

E nós, já deixamos que Jesus nos encontre? Quais são as verdadeiras causas da nossa sede? Quais são os poços onde andamos a beber?
vp.
(cont. do retiro da Quaresma inserido no Caminho com Pedro)

Sem comentários: