*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 23 de março de 2011

Retiro na cidade - 16

A Palavra de Deus

«O amor e a verdade encontram-se»

Salmo 84, vers 11

A meditação

Dos homens e dos Deuses

Quer tenhamos ou não visto o filme : «Dos homens e dos Deuses», conhecemos talvez a sua história. Nada de espectacular. Mas somente monges na Argélia, fieis aqueles a quem ligaram as suas vidas. O amor de um povo que vos acolhe, a amizade das famílias, a fraternidade que passa as fronteiras de uma cultura e de uma fé diferentes. O amor nos gestos de apoio mútuo, na fé celebrada por cantos de salmos que ritmam o seu quotidiano.

Ligados por este amor, os monges vão ficar no meio deles, apesar das ameaças, até ao dom das suas vidas.

Eles vão ficar igualmente pelo nome de uma certa exigência de verdade: a verdade que nos propõe Cristo. Foi isso que o nosso irmão Pierre Clavier, bispo mártir de Oran, pode escrever: «Eu não sou dono da verdade; tenho necessidade da verdade dos outros». Uma verdade que se enriquece com o encontro com aquele que acredita de outra forma.

O amor e a verdade que Cristo coloca nos nossos corações têm, com efeito, isto de particular pois eles não podem viver senão na procura obstinada da comunhão com a humanidade plural. A comunhão: este momento do filme em que cada rosto dos monges aparece um depois do outro em grande plano. Nenhum se parece com o outro, e todos apanhados numa mesma luz feita de uma paz e de uma alegria inexplicável.

«Amor e verdade encontram-se» canta o salmo 84. Este encontro, é Cristo em Tibhirine.


2 comentários:

vp disse...

Recordações dolorosas mas purificadoreas...

E pensar que naqueles tempos quase fui para aquels lados onde correu sangue mártir... dos meus irmãos...

Sim... o caminho da VERDADE acontece no encontro com o outro que nos partilha também a sua verdade diferente....

Santa Semana a todos...

Ana, grato pelo teu trabalho precioso ...

Maria-Portugal disse...

Ana....foi quase um imperativo meteres logo a tradução,penso...ainda bem,porque este irmão dominicano disse tudo para mim,desta vez,de uma forma clara ,cheia daquela Luz q não se apaga.