*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 20 de maio de 2014

... do Mistério na espiritualidade...!


... outro pedaço antigo que descobri por aqui... caminhos que trilhei e não me arrependo...!

A maioria dos cristãos adora e alimenta-se dos mistérios! Temem o contacto com o real, isso obrigá-los-ia a se encontrar consigo mesmos! E quem gosta de se encontrar, de se olhar a si mesmo, descobrir finalmente as suas realidades mais profundas!

Enquanto houver mistério, a possibilidade do Encontro entre o homem e Deus vai suspendendo-se temporariamente! Tudo se torna mais fácil assim, porque deixamos sempre a Deus a solução que tantas vezes está nas nossas mãos, preferimos as dependências!

O mistério não permite que sejamos objectivos mas apenas sonhadores, o que até nem é totalmente errado, sonhar é preciso mas sem anular a nossa realidade interior e exterior, e a capacidade de inter-agirmos no processo da caminhada entre nós e Deus que passa sempre pela nossa humanidade total!

É precisamente na humanidade que a existência do transcendente-mistério se encarna totalmente tornando realidade Deus e o seu caminho entre nós, embora alguns continuem teimosamente a tentar envolvê-lo e mantê-lo ainda em mais mistério com as suas teologias que escondem mais do que revelam a Deus!

Refugiar-se no mistério como se fosse impossível aceder a Deus, ele que já anulou o mistério na Encarnação, é arriscar viver muito perto das fronteiras onde se geram todas as formas de alucinações que tanto enfermam a caminhada da Fé!

O Véu já foi rasgado definitivamente…! Temos a Palavra encarnada entre nós… O Verbo já derrubou todos os mistérios... que esperamos…

1 comentário:

um irmão. disse...

Unidos em comunhão levamos ao Pai as nossas inquietações e temores... oro pelos enfermos... orem tb por mim, as dores ainda desgastam imenso este burro feito corpo como lhe chamava o Ir. Francisco de Assis..

Nele que está atento e à escuta do eco dos que O procuram...