*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 8 de abril de 2014

Retiro 33


Feridos-curadores


A palavra de Deus

“Os chefes dos sacerdotes decidiram então matar também Lázaro, porque muitos judeus, por causa dele, deixavam-nos e acreditavam em Jesus”
Evangelho segundo S Joaão, cap 12, vers 10-11

A meditação

Vivendo em Port-au-Prince no momento do sismo de 12 de Janeiro de 2012 no Haiti, recordo-me dos gritos e das lágrimas de uma jovem religiosa exemplar que tinha encontrado uma parte da sua família sepultada entre os escombros da sua casa. Ela dava voltas e gritava: «Porquê? Porquê?» Muitos estavam mortos ou ficaram estropiados. Porquê terei eu duas pernas se o meu vizinho foi amputado? Porquê eu estou vivo se os meus colegas morreram após uma longa agonia?
Os sobreviventes do abalo de terra apreciaram a partir daí a vida quotidiana como uma graça. Muitos deles são os cristãos que releram à luz da fé essa oportunidade da vida após a hecatombe e dizem-se: «Se estou vivo, é porque Deus tem uma missão para mim na terra e devo cumpri-la.»
É assim que a sua mentalidade mudou de acordo com a prioridade a Deus, à bem-aventurança e ao serviço já que anteriormente a sede de sucesso a todo o preço os impedia de ver as riquezas humanas e divinas escondidas nas pessoas simples e na vida quotidiana. O seu traumatismo fortificou e transfigurou a sua humanidade tornando-a mais sensível à infelicidade do outro. Os feridos podem tornar-se curadores.
No Evangelho, Lázaro retirado da morte torna-se testemunha de Jesus ao ponto das autoridades judaicas tentarem mata-lo. Lázaro também disse Deus arriscando a própria vida.
Retirado da morte Lázaro torna-se testemunha de Jesus.
Senhor Jesus, faz-me sair dos pensamentos mortíferos que me fecham, para louvar, amar e ser tua testemunha!

Para irmos mais longe com a Palavra

26Abordaram à região dos gerasenos, situada defronte da Galileia. 27Quando desceu para terra, veio-lhes ao encontro um homem da cidade, possesso de vários demónios que, desde há muito, não se vestia nem vivia em casa, mas nos túmulos. 28Ao ver Jesus, prostrou-se diante dele, gritando em alta voz: «Que tens que ver comigo, Jesus, Filho de Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes!» 29Jesus, efectivamente, ordenava ao espírito maligno que saísse do homem, pois apoderava-se dele com frequência. Prendiam-no com correntes e grilhões para o manterem em segurança, mas ele partia as cadeias e o demónio impelia-o para os desertos.
30Jesus perguntou-lhe: «Qual é o teu nome?» «Legião» - respondeu. Porque muitos demónios tinham entrado nele 31e suplicavam-lhe que não os mandasse ir para o abismo. 32Ora, andava ali uma grande vara de porcos a pastar no monte. Os demónios suplicaram a Jesus que os deixasse entrar neles. Ele permitiu. 33Saíram, pois, do homem, entraram nos porcos e a vara lançou-se do alto do precipício ao lago, e afogou-se. 34Ao verem o que se tinha passado, os guardas fugiram e levaram a notícia à cidade e aos campos.
35As pessoas saíram para ver o que tinha acontecido. Vieram ter com Jesus e encontraram o homem, de quem tinham saído os demónios, sentado a seus pés, vestido e em perfeito juízo. 36Os que tinham visto contaram-lhes como o possesso tinha sido salvo; 37e toda a população da região dos gerasenos pediu a Jesus que se afastasse deles, pois estavam possuídos de grande temor. Jesus subiu para o barco e afastou-se dali.
38O homem, de quem os demónios tinham saído, pediu-lhe para ficar com Ele. 39Mas Jesus despediu-o, dizendo: «Volta para a tua casa e conta o que Deus fez por ti.» E ele foi anunciando por toda a cidade tudo o que Jesus lhe fizera.

Do Ev segundo S Lucas cap 8, vers 21-39

citação da Bíblia dos capuchinhos

5 comentários:

um irmão. disse...

“Os sobreviventes do abalo de terra apreciaram a partir daí a vida quotidiana como uma graça. Muitos deles são os cristãos que releram à luz da fé essa oportunidade da vida após a hecatombe e dizem-se: «Se estou vivo, é porque Deus tem uma missão para mim na terra e devo cumpri-la.»”

Li e reli inúmeras vezes esta partilha do retiro e afastei-me umas horas para meditar … confesso que não consigo discernir com clareza e alguma calma de coração, o que é exposto neste parágrafo!!!!

Creio no meu coração que a vida quotidiana é uma graça de Deus, sem dúvida nenhuma! Mas fiquei aqui confuso! Vejamos: se ela, a vida, é uma graça, então é dom e dádiva de Deus… não entendo pois porque se fala aqui de “uma oportunidade”… parece que Deus foi o autor daquele abalo de terra, um Deus que faz acepção de pessoas poupando somente um punhado de filhos e filhas para uma “missão” na Terra!

Que me perdoem… é que sinto-me completamente perdido aqui… dá impressão que voltei àqueles relatos do Velho Testamento, aquelas mortandades e outras tragédias tudo feito em nome ou pelo próprio Deus.. que parece não se importava até de matar inocentes, incluindo crianças, só para alcançar os seus fins…mas que coisa…!

Mas será que o coração que escreveu esta partilha a meditou-rezou antes de a partilhar! Será que esta alma ainda não conseguiu-aprendeu a aceitar a realidade nua e crua da vida.. que “no mundo tereis aflições…”! Ou tudo o que rompe com a “normalidade” tem que ser obra de Deus, mesmo as piores tragédias! Isto cheira muito àquela estória de um “Deus que precisava de alguns anjos e por isso levou-os”… mas por outro lado, deixou outro punhado na Terra para uma missão!!! Que me perdoem mas… tremi e tremeu o meu coração ao ler isto… eu acolho que se possam utilizar exemplos para comunicar melhor uma ideia… mas esta que fica no ar! aí Senhor, ajuda-me…dá-me luz…! Como explicaria esta boa alma que nos escreveu este dia de retiro tal ideia-plano de Deus aos que ficaram numa orfandade terrível!!
……………………………………………………………..
E o episódio da ressurreição de Lázaro tem um objectivo que fica muito claro nas palavras de Jesus:

“Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.” João 11, 41-42

Já antes também tinha também dito aos seus discípulos:

“E folgo, por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele.” João 11,15

… tudo o que passar daqui é especulação humana…

…. bom, melhor aproveitar este tempo de deserto que nos leva a entrar na Páscoa do Senhor para silenciar mais e orar… Uma boa Semana Santa para todos.. a minha, já tenho pão por sinal duro e suficiente para tema de meditação, veio a calhar esta partilha do retiro de hoje! Em tudo dai graças... confiemos...

Nele que nos escuta e nos ajuda a ver mais claro...

um irmão. disse...

.. antes de ir repousar um esclarecimento:

Com isto tudo não estou a dizer, nem a querer negar, que as tragédias ou acontecimentos semelhantes, não possam levar as pessoas que os vivem directa ou indirectamente a aproximarem-se mais de Deus, é um facto que tal comportamento de aproximação e de busca de Deus aumenta muito depois desses episódios, que certamente são geradores de muito sofrimento, mas que não passam de serem apenas calamidades naturais! Atribui-las a Deus faz-nos recuar aos tempos onde imperava a necessidade do apaziguamento dos mitos… bom, já falei demais hoje.. vamos descansar então.. santa noite…

Ana grato pela partilha… oro para que estejas melhor mailas outras pombas…

Maria-Portugal disse...

Tem que haver uma forma de enfrentar a imensa fragilidade da nossa condição e do mundo onde fomos implantados....esta foi uma delas para enfrentar tamanho horror sem que
por tal, e segundo me parece, seja atribuido a Deus ,pelo Frei ,a autoria das catástrofes, que são provocadas muitas vezes pela mão do homem ,predador do seu próprio planeta.

Maria-Portugal disse...

(cont) ou irresponsável,construindo habitações em fracturas tectónicas ou em zonas de risco, por proximidade do mar.

um irmão. disse...

Sim Irmã, perante estas catástrofes estas almas procuram agora andar mais perto de Deus e isso é muito bom… e é sempre melhor manter e agarrarmo-nos a essa Esperança que Deus nos dá mesmo nestes momentos horríveis do que baixar os braços…. Isso sim seria desistir da misericórdia de Deus….

Mas olhe que há ali no texto uma forma sim indirecta de atribuir aqui a Deus, repare:

"«Se estou vivo, é porque Deus tem uma missão para mim na terra e devo cumpri-la."

Repare como se atribui aqui a Deus ter “escapado vivo” desse horror…!(é aqui atribuída a Deus uma escolha .. e os outros, onde ficam em face dessa escolha de Deus…!)… È esta questão que fica ali no ar sobretudo para quem esteja mais atento … e o autor do texto passa essa informação e não duvido que tenha tido ali consciência dessa “questão” embora a frase não seja sua, mas não deixa de indirectamente estar na linha dela ao transmiti-la da forma como o fez!

Bom santa Irmã… isso agora não importa, e tb daria para nos alongarmos muito aqui… o importante é que a nossa mente e coração como o daqueles filhos de Deus que estão ainda neste caminho da Terra chegue a um tal estado de alma em que podemos dizer com confiança:

“E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Rm 8.17-18

Nele que nos acompanha junto à cruz no Filho…