*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

segunda-feira, 7 de abril de 2014

retiro 32

Aprender a amar, aprender a morrer


A palavra de Deus

Jesus acrescentou:  «O nosso amigo Lázaro está a dormir, mas Eu vou lá acordá-lo.»
Evangelho segundo São João, Cap 11, vers 11

A meditação:
João evangelista, o amigo do Senhor, fala-nos da morte e do amor. Jesus ama Marta, Maria e Lázaro. Mas é um amor desta vez perturbado pelo luto. São a doença e a morte de Lázaro. Marta e Maria correm. Jesus, perturbado, chora.
Para muitos, a morte aparece como um mergulho no nada. Ao expirar, o homem perde tudo. É ao vazio. O melhor é esquecer e evitar estes momentos absurdos.
Para Deus, na Bíblia a morte não é boa. O Pai enviou o seu Filho a vencer a morte. Este evangelho ensina-nos que aprender a amar significa também aprender a morrer. A arte do amor e da morte são a mesma. Amar não consiste em morrer no seu ego, na sua vontade de dominação e de poder para fazer lugar ao outro no seu coração e amá-lo por aquilo que é?
Na luz da fé, a morte representa o acto absoluto do amor e da confiança em Deus. No instante da separação entre o corpo e a alma, o discípulo de Jesus  comunga os sentimentos do seu Mestre ao oferecer a sua vida ao Pai. A morte torna-se então o culminar de uma vida, a perfeição do dom de si mesmo, o cumprimento da vontade amorosa de Deus no coração da tragédia humana. Com Jesus, o crente «entrega o seu espírito nas mãos do Pai.» (*)
No decorrer da Missa, apenas o padre pronuncia as palavras da consagração. Como Jesus ao aproximar-se a morte, o baptizado pode fazer suas estas palavras: «este é o meu corpo entregue por vós. Este é o meu sangue derramado por vós.»
A Eucaristia é o sacramento do amor que celebra a morte de Jesus para passar das trevas à luz da Ressurreição.
Senhor Jesus, ensina-me a amar, ensina-me a morrer. Como tu, pela tua graça.

Para irmos mais longe com a Palavra
 5Tu, porém, controla-te em tudo, suporta as adversidades, dedica-te ao trabalho do Evangelho e desempenha com esmero o teu ministério.
 6Quanto a mim, já estou pronto para oferecer-me como sacrifício; avizinha-se o tempo da minha libertação. 7Combati o bom combate, terminei a corrida, permaneci fiel.8A partir de agora, já me aguarda a merecida coroa, que me entregará, naquele dia, o Senhor, justo juiz, e não somente a mim, mas a todos os que anseiam pela sua vinda.


Da 2ª Carta a Timóteo, Cap 4, vers 5-8

Sem comentários: