*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

domingo, 6 de abril de 2014

Retiro 31

Maria,Marta e Lázaro,amigos de Jesus

Retiro quaresmal dos dominicanos de Lille

A palavra de Deus

Havia um doente, Lázaro , de Betânia,a terra de Maria e de sua irmã Marta



Evangelho segundo são Mateus, capitulo 11, versículo 1


A meditação
Betânia,uma aldeia próxima de Jerusalém.Amigos acolhiam Jesus e os seus discipulos.Jesus gostava de refazer as forças na doçura da amizade perto de Marta, de Maria e do seu irmão Lázaro.
A partilha das refeições tornava-se então a ocasião para ensinamentos sobre o mistério de Deus.Jesus não tinha nada de um extra-terrestre ou de um virtual.Tinha coração, sentimentos. Os seus amigos estimavam-no e ele estimava-os a eles.
A caridade é uma amizade. Já, no Antigo Testamento , os profetas são chamados amigos de Deus.Moisés relacionava-se com Deus no monte Sinai como um amigo fala ao seu amigo e a sua face resplandecia da luz do Altíssimo.
Dirigindo-se aos seus amigos , Jesus chama-lhes amigos porque o conhecimento de Deus, mantido em segredo desde a fundação do mundo foi revelado. O dialogo e a abertura do coração caracterizam a amizade.

São Tomás de Aquino  retoma a experiência da amizade humana para apresentar a caridade de Deus. Santo Agostinho via nos amigos “ dois corpos e uma alma “.
No decorrer de uma missa, coloquei às crianças esta questão : “ Que fazem quando amam alguém ? “ Um tempo de silêncio. Uma menina pequena levanta a mão para responder : “ Fala-se com ele “.Os amigos falam entre si. É a sua alegria e a sua recompensa !
Que seria da vida sem os nossos amigos ?
A felicidade, a doçura, a consolação nas provações não nos vêm dos nossos amigos ? A amizade não se pode comprar . Não gosta de pressas. Jesus levava tempo a conviver com Marta, Maria e Lázaro.
A sua amizade irá mais longe : “ Não há maior amor que dar a vida pelos seus amigos “(*) 
Jesus não usava as palavras em vão. Não são “ amigos “ como são designados facilmente em politica ou no Facebook !  
Ao saber da doença de Lázaro, Jesus sofre já com o sofrimento do seu amigo. As provações fazem a triagem entre as relações,os falsos amigos e os verdadeiros amigos.
O amigo verdadeiro  manifesta-se nas dificuldades, quando a doença e a morte vêm relembrar a fragilidade fundamental da nossa existência. “ Sinto-me como amputado “ exclama por vezes o amigo surpreendido pela partida do seu amigo.
Jesus chora frente ao túmulo do seu amigo  Lázaro : “ Vejam como o amava “, exclamam os vizinhos. O coração de Jesus conhecia a perturbação e a emoção. O seu interior estremecia. Misericórdia é uma palavra de origem latina que quer dizer : “ ter um coração sensível à miséria “. 
A misericórdia de Deus torna-se visível em Jesus de Nazaré. Agindo em favor do seu amigo Lázaro , Jesus anuncia a ressurreição dos que procuram a amizade de Deus.
Senhor Jesus,damos-te graças pela tua amizade.Louva-mos-te pelos amigos que nos destes. Confiamos-te as nossas amizades para que cresçam no amor e na verdade e rogamos-te pelos nossos amigos doentes. Envia sobre eles o teu Espírito Santo e e inspira em nós gestos e palavras de afeição a seu respeito.
(*) Evangelho segundo São João, capitulo 15, versículo 13

Para ir além com a palavra

5. Uma boa palavra multiplica os amigos e apazigua os inimigos; a linguagem elegante do homem virtuoso é uma opulência.

6. Dá-te bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil.

7. Se adquirires um amigo, adquire-o na provação, não confies nele tão depressa.
8. Pois há amigos em certas horas que deixarão de o ser no dia da aflição.
9. Há amigo que se torna inimigo, e há amigo que desvendará ódios, querelas e disputas;
10. há amigo que só o é para a mesa, e que deixará de o ser no dia da desgraça.
11. Se teu amigo for constante, ele te será como um igual, e agirá livremente com os de tua casa.
12. Se se rebaixa em tua presença e se retrai diante de ti, terás aí, na união dos corações, uma excelente amizade.
13. Separa-te daqueles que são teus inimigos, e fica de sobreaviso diante de teus amigos.
14. Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.
15. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé.
16. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo.
17. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.
Livro de Ben Sira,o sábio capitulo 6,versículos 5-17
Biblia Ave Maria

Traduzido por MJB

3 comentários:

vp disse...

Os amigos, um tesouro preciso sim...

Nele que se fez amigo de todos,e xcluídos ou não excluidos da sociedade!

um irmão. disse...

Irmã Maria peço perdão por ter apagado o seu comentário... estava a corrigir o meu e despistado apaguei antes o seu.. ai Jesus me acuda...

Pode repor o seu por favor...

Maria-Portugal disse...

hehehe não faz mal...dizia respeito às poucas palavras de despedida do meu precurso profissional q disse no jantar de despedida....sobre o q refere o livro de Ben Sira... que um amigo fiel é um tesouro".
E realmente os tive.