*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Retiro 26


Retiro quaresmal dos Dominicanos de Lille 

Um tempo para tudo?


A Palavra de Deus

«Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado.» 
Evangelho segundo S João, Cap 9, Vers 16

A meditação
O longo, o melancólico debulhar do livro de Eclesiastes: « 2tempo para nascer e tempo para mor¬rer; tempo para plantar e tempo para ar¬ran¬car o que se plantou; um tempo para…, um tempo para…» (*) A Jesus como ao cego, explicam-lhe muito seriamente que há dias com milagres, e dias sem. E, sim, este cego que cometeu a indecência de se fazer curar em pleno "Shabat", e ainda para mais diante do Templo! Jesus te-lo-á feito de propósito, não poderia ser de outra forma. Este cego, porém, poderia ao menos entrar na bicha e baixar a cabeça! Mas se o nosso homem, soberbo ao ser insultado, gingão, descontraído, o decoro, o melhor mesmo é cair de joelhos diante do Filho do homem. Porque ambos sabem, ó quanto na sua carne, quem é o maior.
Então, um tempo para tudo? Dito de outra forma, às vezes: «começo amanhã; ou ainda não sou capaz.» à conta disto, não serei nunca capaz, começarei um dia? Alguns, a regra é boa, com certeza, o preceito e a prudência, necessária. Mas o Shabat foi feito para o homem e não o homem para o Shabat (**), e quando há uma urgência? «É agora o momento favorável, é hoje, o dia da salvação» (***) É agora que o pobre tem fome diante da tua porta, que o doente espera a tua visita, que podes dar ao menos um copo de água ao mais pequeno dos teus irmãos, é hoje que o Senhor te mostra o seu rosto: a conversão a cada hoje recomeçado, a nossa vida começa como uma sequência ininterrupta de agoras.
(*) Livro de Eclesiastes, Cap 3, vers 27
(**) Evangelho segundo São Marcos Cap 2, Vers 27
(***) Primeira Carta aos Coríntios, Cap 6, Vers 2

Para irmos mais longe com a Palavra
38Quem não tomar a sua cruz para me seguir, não é digno de mim.39Aquele que conservar a vida para si, há-de perdê-la; aquele que perder a sua vida por causa de mim, há-de salvá-la.» 40«Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
41Quem recebe um profeta por ele ser profeta, receberá recompensa de profeta; e quem recebe um justo, por ele ser justo, receberá recompensa de justo. 42E quem der de beber a um destes pequeninos, ainda que seja somente um copo de água fresca, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa.»
Evangelho segundo S mateus, Cap 10, Vers 38-42
Tradução de AL

1 comentário:

vp disse...

"Há tempo para tudo" sim mas o Amor não pode esperar...

Nele que é Amor