*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Retiro 27

Retiro  dos Dominicanos de Lille para hoje dia 2 de Abril (tradução de AL)

É a intenção que conta?


 Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.’
Evangelho Segundo S. Mateus Cap 25, vers 45

A meditação

Agora, hoje…e se a intenção é boa, basta, não fizemos já mais qualquer coisinha para além de dizermos «sou cego»? Mas também dizemos que de boas intenções está o inferno cheio. Um dia, ofereci uma sandes a um homem que na rua me tinha pedido um bolinho: a intenção foi boa? Não era exactamente o que ele me tinha pedido. Em definitivo, o único dom, é o de Deus: ele mesmo. Dar não como um rico, mas como Deus: dar, se por vezes em perca pura, sempre pródigo como o pai da parábola. (*) Dar sem explicar ao outro o quê e como receber, sem esperar um obrigado ou um sorriso, como qualquer servidor do Reino. O grande dom, o dom total, é aquele que não espera saber se irá ser recebido. Impossível? «Para Deus nada é impossível» (**)
Deus deu-se a mim sem esperar que eu o receba. Deus deu-se a mim, a mim apenas compete, pela minha vez, de me dar aos outros. E não é um favor, é apenas justo: se o outro é maior do que eu, é porque é o Cristo para mim, hoje.
Pormo-nos numa boa altura: sentarmo-nos ou ajoelharmo-nos mais do ficarmos de pé; mas mergulhar raso no chão, é subir para o Pai. Silêncio, e antes de julgar, olhar e compreender, querer abraçar no olhar de Deus. Em seguida, o tempo de falar e de agir para elevarem-se um com o outro, um pelo outro. Em grego, no Evangelho, isso diz-se: ressuscitar.
(*) Evangelho segundo São Lucas, Cap 15, vers 11-32
(**) Evangelho segundo São Marcos, Cap 10, Vers 27

Ir mais longe com a Palavra

9Disse-lhe então a samaritana: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber a mim que sou samaritana?» É que os judeus não se dão bem com os samaritanos. 10Respondeu-lhe Jesus: «Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é que te diz: ‘dá-me de beber’, tu é que lhe pedirias, e Ele havia de dar-te água viva!»
11Disse-lhe a mulher: «Senhor, não tens sequer um balde e o poço é fundo... 12Onde consegues, então, a água viva? Porventura és mais do que o nosso patriarca Jacob, que nos deu este poço donde beberam ele, os seus filhos e os seus rebanhos?»

 Citações bíblicas da Bíblia on-line dos Capuchinhos.

1 comentário:

vp disse...

"Silêncio, e antes de julgar, olhar e compreender, querer abraçar no olhar de Deus. Em seguida, o tempo de falar e de agir para elevarem-se um com o outro, um pelo outro. Em grego, no Evangelho, isso diz-se: ressuscitar."

Precioso pedaço..

Grato Ana que mesmo enferma nos deixas tal alimento0 divino...

Nele que nos levanta de todos os solos da vida...