*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

domingo, 9 de março de 2014

Retiro- 5

UM DIA ELE ABRIRÁ A PORTA


A PALAVRA DE DEUS

1Então, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, a fim de ser tentado pelo diabo”
Mateus 4-1

A MEDITAÇÂO

Esta semana, os presos das prisões Lille, acompanhado pelo Irmão Franck e capelania prisional, dão o seu testemunho.

Não sei onde começou o meu inferno, este percurso de obstáculos, um suplício, este deserto. Apenas me vem à memória as recordações deste corpo vazio, martirizado, murcho em que eu vivia ou mais exactamente errava. Eu deixei-me abocanhar por múltiplas tentações, pela corrida do mundo: quais eram os meus autênticos desejos, o meu projecto de vida? Tornados mudos, afogados, asfixiados, enfurnados no turbilhão das normas pré estabelecidas das nossas sociedades.
Nessa corrida louca, perdi a minha identidade, como um carneiro de Panurge com a sua camisola, segui de cabeça baixa o cortejo fúnebre. Não soube tomar posição, recuar, tomar o tempo de discernir quais eram os meus valores, os meus interesses, o que fazia deles. E fui lançada no abismo, arrastada, aspirada. Depressiva, o meu sofrimento foi tal que só a morte parecia ser o remédio: mais um golpe. Tantas provas percorridas sozinha, no escuro que eu moia, inconscientemente eu fechava-me e atolava-me. Ter-me-iam sido precisos pelo menos quarenta anos antes de ter a noção deste maravilhoso tesouro que é a vida, de tal forma belo que eu a desejo eterna.

E é convosco, sim graças a vós que eu acordei desta hipnose sorrateira, por causa dessa eclosão eis-me liberta. Ao abrir muito o meu olhar e o meu espírito, o meu coração também, para vós, para as vossas vidas, para a VIDA. Através dos vossos actos, li, aprendi; sobre os vossos fracassos, as vossas vitórias que poderiam ser as minhas, eu tornei-me maior. Nas vossas reflexões me apoiei, e elas salvaram-me.

Ex-solitária, pois nunca mais quero viver sem os outros, tenho tanta necessidade desta partilha preciosa, única, insubstituível, As vossas felicidades, as vossas alegrias, a vossa amabilidade, o vosso riso, a vossa caridade são tantas belezas que iluminam os meus dias. Um simples olhar, uma palavra, apenas um sorriso, estes «pequenos nadas» que resplandecem como faíscas: uma luz que cada vez brota na minha vida. Recebo-os como ecrãs protectores à volta do meu coração.
Hoje, tenho fé. Caminho num passo novo e esclarecido. Que Deus me perdoe todo o mal que eu fiz. Através de vós: dos testemunhos, eu encontrei-O: «Eu estarei convosco todos os dias» (*), Pois era verdade. Foi-me preciso tempo, mas finalmente compreendi que Nosso Senhor Jesus realmente viveu, assumiu a nossa condição humana, entre nós. Ele está plenamente habilitado a ensinar-nos. As Suas Palavras são Verdade. Dos seus grãos semeados, eu alimentei-me, eles germinaram em mim e deram fruto.
«Amai-vos uns aos outros» (**), pediu-nos Ele, este Amor, eu senti-o. A mim também, humildemente, permiti-me que vos ofereça o meu. Deus, ele, não nos tenta, não nos ludibria. Ele não nos engoda, não nos oferece pedras ou esquemas funestos. O Seu Amor é gratuito e para sempre, incondicional o Seu Perdão, a sua Misericórdia, que Ele nos dá. Cada um é livre de O acolher sem tardar.
É com muita pena que tenho de deixar-vos. Pois preciso de concluir, Não será antes disso, por favor, que vos convido a ler o belo Evangelho que me é tão caro: Lucas Capítulo 16, vers19 e seguintes (***) e de voltar a dizer-vos: Obrigada

* Mateus 19, 25
** João 13, 24
*** Lucas  16

PARA IRMOS MAIS LONGE COM A PALAVRA:
19«Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e fazia todos os dias esplêndidos banquetes. 20Um pobre, chamado Lázaro, jazia ao seu portão, coberto de chagas. 21Bem desejava ele saciar-se com o que caía da mesa do rico; mas eram os cães que vinham lamber-lhe as chagas. 22Ora, o pobre morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão.Morreu também o rico e foi sepultado. 23Na morada dos mortos, achando-se em tormentos, ergueu os olhos e viu, de longe, Abraão e também Lázaro no seu seio. 24Então, ergueu a voz e disse: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e envia Lázaro para molhar em água a ponta de um dedo e refrescar-me a língua, porque estou atormentado nestas chamas.’ 25Abraão respondeu-lhe: ‘Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em vida, enquanto Lázaro recebeu somente males. Agora, ele é consolado, enquanto tu és atormentado.

Lucas 16, 19-25

2 comentários:

Maria-Portugal disse...

SEmpre pensei...mas como é que o Espírito leva Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo?

Seria para forçar o diabo a proporcionar a Jesus a oportunidade de fazer uma catequese bem clara sobre os malefícios do poder?

vp disse...

Somos sempre o rosto de Jesus para os que buscam ou andam cansados e oprimidos... como o reflectimos?