*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

segunda-feira, 10 de março de 2014

RETIRO 6

Tradução do Retiro Quaresmal dos Dominicanos de Lille (por Ana Loura)

A SOLIDÃO


"Depois de ter jejuado 40 dias e 40 noites, Jesus teve fome"
Mateus 4, 2

Esta semana, os detidos das prisões de Lille, acompanhados pelo Irmão Franck e pastoral das prisões, dão-nos o seu testemunho

MEDITAÇÃO

Jesus, só, em cima da enorme pedra. Jesus pensa depois do seu jejum de quarenta dias. Ele está exausto. Mas na sua cabeça ele pensa, como nós pensamos também quando estamos perto do abismo. Pensamos no que devemos fazer, mas também no que já realizámos. Como nós, ele revê a sua infância, a sua adolescência desfilar; pergunta-se o que foi bem, menos bem e mal, muito mal. Pensa no seu povo e em tudo o que lhe falta fazer, e como o fazer também.
Ele questiona-se muito, pois é humano, embora seja Deus também. Por vezes, isso é muito duro para ele, pois tinha muitas tentações, devido à fadiga: sede, fome, vontade de não obedecer, o desejo de uma vida mais normal. 
Com dificuldade, ele conseguiu ultrapassar isso tudo, mas permanecendo sempre ele mesmo. Não ultrapassou as regras que lhe foram dadas. E então virou-se para o seu Pai, para pedir-lhe ajuda, para poder continuar a obra de seu Pai, ir até ao fim para resgatar os nossos pecados. Nós estamos tão longe de sermos como ele. Mas escutando e lendo as suas Palavras, muito atentamente, aprenderemos a conhecê-lo. Se soubermos falar com Jesus de todo o nosso coração, ele escutar-nos-á. Podemos ter confiança em Deus. Olhando as pessoas que nos reconfortam e estendem um sorriso, é como se Deus estivesse a reconfortar-nos dizendo-nos: «Vais sem receio, estou contigo!»

PARA IRMOS MAIS LONGE COM A PALAVRA


18No amor não há temor; pelo contrário, o perfeito amor lança fora o temor; de facto, o temor pressupõe castigo, e quem teme não é perfeito no amor.
19Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro. 20Se alguém disser: «Eu amo a Deus», mas tiver ódio ao seu irmão, esse é um mentiroso; pois aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21E nós recebemos dele este mandamento: quem ama a Deus, ame também o seu irmão.
1ª Carta de S. João Cap 4, Vers 18-21

(referências Bíblicas retiradas da Bíblia on-line doa Capuchinhos- Difusora Bíblica)

Sem comentários: