*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 25 de março de 2014

Retiro 19

  1. Retiro quaresmal dos Dominicanos de Lille para o dia 24 de Março.


    Quando a água falta: que sede?


    A Palavra de Deus

    Jesus diz-lhe, Mulher da-me de beber. A mulher, diz-Lhe: Senhor dá-me dessa água

    João 4 7 e 15
    ...
    A meditação

    Jesus está cansado desse caminho que percorreu à minha procura. E aqui estou com o cântaro, vazio por não ter encontrado a sua água; mas não desesperadamente vazio pois, a garganta alterada, eu aspiro, ainda que de maneira confusa, à fonte improvável. Estamos no poço, Ele não tem nada para puxar. Ele está só, eu estou só; no entanto para jesus há os seus irmãos, os Apóstolos, que irão voltar e para mim a, a minha família, os meus vizinhos, o meu meio onde vida.
    O poço é profundo. Um judeu, uma Samaritana: não se dão bem, ignoram-se! Intransponíveis, as montanhas que nos separam: para o povo fiel, o monte do Templo, onde o próprio Senhor vem ao encontro dos seus adoradores, a milhas da montanha da Samaria, onde o povo caído se perde nos seus cultos que rendem aos ídolos.
    No entanto, se a nossa sede insaciada, a de um e a do ourtro, poderá ser a chave do reencontro impensável !...
    «Mulher, dá-me de beber» assim, Ele, o infinitamente grande, quer-se mendigo da minha pobreza, da minha indigência, pois é de mim que o seu amor tem sede. E eis : o meu amor a mim irá, eu sei, até à Cruz de Jesus, pois a minha água é a vida do Ressuscitado. Eu abandono ao Espírito Santo a tarefa, sempre a retomar, desentulhar o meu coração e oferecerei ao Amado a alegria do dom.
    Que a minha vida vibre no tom maior (alegre) do seu amor indefeso.

    Para irmos mais longe com a Palavra

    25Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Cleopas, e Maria Madalena. 26Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» 27Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua.
    28Depois disso, Jesus, sabendo que tudo se consumara, para se cumprir totalmente a Escritura, disse: «Tenho sede!»
    29Havia ali uma vasilha cheia de vinagre. Então, ensopando no vinagre uma esponja fixada num ramo de hissopo, chegaram-lha à boca. 30Quando tomou o vinagre, Jesus disse: «Tudo está consumado.» E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
    Evangelho segundo S João, cap 19, vers 25-30

1 comentário:

um irmão. disse...

Sede.. sede..sedes.. tantas sedes meu Deus... só mesmo Tu...

Ampara-nos a caminhada...