*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 25 de março de 2014

retiro 18


Retiro quaresmal dos Dominicanos de Lille (tradução por AL)

 Na beira do poço

 A Palavra de Deus

 6Então Jesus, cansado da caminhada, sentou-se, sem mais, na borda do poço. Era por volta do meio-dia. 7Entretanto, chegou certa mulher samaritana para tirar água. Do Evangelho segundo São João Capitulo 4, versículo 6 

 A Meditação

 O cenário está montado: Jesus, um poço, uma mulher. Estamos próximos da terra que Jacob deu a seu filho José. Jacob ergueu aí um altar e invocou Deus de Israel. O lugar está, portanto, carregado de todo um passado de oração e adoração. Existe ali um poço. Deus já se havia manifestado perto de um poço, a Agar, a serva humilhada fugindo à frente da sua senhora. O Senhor exalta-a anunciando-lhe que o filho que ela traz no ventre será pai de um grande povo. O poço está ali como promessa de uma superabundância de vida. Os poços são lugares de reencontros e também de prelúdios de noivados como para Isaac e Rebeca (*). A solicitude de Rebeca puxando a água para o estrangeiro indica-a como a esposa escolhida por Deus para Isaac. O poço, lugar de fecundidade é, mesmo, o sinal da aliança conjugal, da trocas no amor em que um puxa a água de que o outro tem sede. É meio-dia. É a hora do reencontro apaixonado no Cântico dos Cânticos (**). É a hora da visita de Deus a Abraão junto ao carvalho de Mambré. É a hora da revelação divina em toda a sua força, como o sol escaldante em todo o seu esplendor. E essa revelação é promessa de vida quando Deus anuncia o nascimento de um filho ao idoso casal estéril. (***)
 João, com esta encenação, convida-nos a descobrirmos Jesus como o verdadeiro esposo anunciado pelos profetas, o Senhor, o Deus verdadeiro e único. A mulher que se aproxima sente-se sem dúvida longe de tudo isso. Ela vem ao poço como o faz todos os dias e se a imagem nos parece poética, a realidade é-o sem dúvida menos para ela.
Jesus está fatigado do caminho. O Filho de Deus quis partilhar toda a nossa fragilidade. O Senhor cuja grandeza e magnificência ultrapassa o nosso entendimento, assume o rosto de um homem indigente e pobre. Quem saberá que ele é o maior neste plano de amor? Jesus, fatigado, Jesus no caminho não é a imagem da vida humana que Deus assumiu na sua totalidade? Deus, em Jesus, faz-se próximo. Vem ao nosso encontro. Valerá a pena pararmos junto a um poço. É procurando a dádiva, na sua debilidade que Jesus irá iniciar o reencontro. Poderemos imaginar que as nossas realidades as mais quotidianas, ver os nossos afazeres, sejam lugares onde Jesus vem até nós? Poderemos imaginar que os nossos amores fracassados, que o recôndito do nosso coração, exactamente onde não temos vontade de ir, é isso que ele vem tocar com a sua palavra que faz a verdade num amor de uma delicadeza infinita? Podemos imaginar-nos a nós mesmos como um poço em que uma água viva está a nascer quando nos deixamos aproximar?
É meio-dia, Jesus está sentado junto a um poço, uma mulher chega…
Se soubesses o dom de Deus!

• Livro do Génesis, Cap 24, Vers 1 a 27
• **Cântico dos cânticos, Cap 1, Vers 7
• ***Livro do Génesis, Cap 18, Vers 1

 Para irmos mais longe com a Palavra

1Sarai, mulher de Abrão, que não lhe dera filhos, tinha uma escrava egípcia, chamada Agar. 2Sarai disse a Abrão: «Visto que o SENHOR me tornou uma estéril, peço-te que vás ter com a minha escrava. Talvez, por ela, eu consiga ter filhos.»Abrão aceitou a proposta de Sarai. 3Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou Agar, sua escrava egípcia, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de Abrão ter vivido dez anos na terra de Canaã.4Ele abeirou-se de Agar, e ela concebeu. E, reconhecendo-se grávida, começou a olhar desdenhosamente para a sua senhora. 5Sarai disse a Abrão: «Recaia sobre ti a vergonha que sofro por tua causa. Fui eu que entreguei a minha escrava nos teus braços e, agora que sabe ter concebido, despreza-me. Que o SENHOR julgue aos dois, a ti e a mim!» 6Abrão respondeu-lhe: «A tua escrava está sob o teu domínio; faz dela o que te aprouver.» Então, Sarai tratou-a mal e humilhou-a, e Agar fugiu da sua presença. 7O mensageiro do SENHOR encontrou-a junto de uma fonte no deserto, a caminho de Chur. 8Ele disse--lhe: «Agar, escrava de Sarai, de onde vens tu? E para onde vais?» Ela respondeu-lhe: «Fujo de Sarai, a minha senhora.» 9O mensageiro do SENHOR disse-lhe: «Volta para a casa dela e humilha-te diante da tua senhora.»10O mensageiro do SENHOR acrescentou: «Multiplicarei a tua descendência, e será tão numerosa que ninguém a poderá contar.» 11O mensageiro do SENHOR disse-lhe ainda:
«Estás grávida e vais ter um filho, e dar-lhe-ás o nome de Ismael, porque o SENHOR escutou a voz da tua angústia.

 Génesis, Cap 16, Vers 1-11

 Citações bíblicas da Bíblia dos Capuchinhos

1 comentário:

um irmão. disse...

"O Senhor cuja grandeza e magnificência ultrapassa o nosso entendimento, assume o rosto de um homem indigente e pobre. Quem saberá que ele é o maior neste plano de amor? Jesus, fatigado, Jesus no caminho não é a imagem da vida humana que Deus assumiu na sua totalidade? Deus, em Jesus, faz-se próximo. Vem ao nosso encontro. Valerá a pena pararmos junto a um poço. É procurando a dádiva, na sua debilidade que Jesus irá iniciar o reencontro."

Muito forte este retiro...
Grato Ana pela dádiva que nos dá do teu tempo já tão escasso..

Nele que nos sacia todas as sedes..