*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 26 de março de 2014

Retiro 20

Retiro quaresmal dos Dominicanos de Lille para o dia 25 de Março.



Quando a água viva é dada

“A água que lhe darei tornar-se á nele em fonte de água que jorra na vida eterna…”
Evangelho segundo S.João capitulo 4, versículo 14

Há águas que correm, há águas que mortas, imóveis. A água viva corre, está ligada a uma nascente. Não se esgota quando a tiramos, porque se renova. A esta mulher, Jesus propõe o dom de uma água que se renova e oferece-lhe mesmo o poder ser uma fonte de água viva.

Como tornar-se fonte de vida ? Não haverá vários degraus ? Pode-se dar uma palavra de vida a alguém que esteja sem coragem, pode-se doar a si mesmo num trabalho ou uma missão, para a vida, enfim, pode-se dar a vida, como homem e mulher...mas como dar sem se esvaziar, sem se esgotar, como dar o que não temos: o que dura , o que resiste ao tempo, à usura, ao desalento ?

A mulher tinha sede de uma água que a pudesse saciar. E Jesus  apercebeu-se desse desejo e satisfê-lo , deu-lhe mais do que ela podia imaginar. Será que nós também acreditamos que Jesus pode responder às nossas sedes , que ele é a fonte da água escondida, no mais profundo do nosso coração? Que esta vida eterna corre dentro de nós ? “ Deus enviou o seu filho único para que quem creia nele tenha a vida eterna ".(*)

Será que nos queremos saciar na fonte, na verdadeira fonte, do seu corpo e do seu sangue ? Então, poderá ser ele em nós essa nascente de água borbulhante de vida eterna para todos.

* “Evangelho segundo S.João,capitulo 3,versículo 16"


Traduzido por MJB a pedido de AL


2 comentários:

Maria-Portugal disse...

A letra fica maluca não há nada a fazer :(

um irmão. disse...


Grato pela partilha...
Vou tentar descansar agora...

Nele que acalma o mar agitado em nós...