*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 7 de dezembro de 2013

Um deserto no Inverno

Tradução do Retiro do Advento dos Dominicanos de Lille para o dia 7 de Dezembro

Um deserto no Inverno
Naqueles dias, apareceu João, o Baptista, a pregar no deserto da Judeia.
Mat 3, 1

A continuação da nossa viagem leva-nos durante uma semana ao deserto! Estranho destino, diz-me você, sem dúvida. Concordo consigo: no mês de Dezembro pensamos mais espontaneamente numa paisagem de montanhas cobertas de neve do que em dunas de areia escaldante, pelo menos nas nossas latitudes europeias. Para mais, o deserto evoca mais os 40 dias de tentação de Cristo, e portanto o tempo da Quaresma, do que a nossa preparação para o Natal. No entanto, é exactamente no deserto, para rasto de João Baptista, que somos chamados nesta segunda semana do Advento.
Este deserto do tempo do Advento não é em princípio aquele em que iremos lutar sozinhos. É um deserto no qual caminha uma multidão de crentes. Com efeito, a espera da vinda do Messias, para o Judeus do tempo de João Baptista, como para nós, vive-se no seio de um Povo. Marcados, hoje, por uma cultura individualista ou decepcionados pela vida dos outros crentes, não desejamos muitas das vezes viver a nossa relação com Deus a solo? Evidentemente, é indispensável que desenvolvamos uma relação pessoal com Deus especialmente na oração.
Mas esta relação não pode cortar-nos da Igreja, dos outros crentes, mesmo muito diferentes de nós.
Procurar Deus não é planar como um piloto solitário nas alturas nubladas. É mais formar uma caravana que avança, passo a passo na fadiga e na aridez do quotidiano, mas com a força que Deus e os outros dão. A nossa caminhada no deserto do Advento recorda-nos isso: é no meio do seu povo que Deus mora e é lá que nos espera.

2 comentários:

Maria-Portugal disse...


Procurar Deus não é planar como um piloto solitário nas alturas nubladas..... A nossa caminhada no deserto do Advento recorda-nos isso: é no meio do seu povo que Deus mora e é lá que nos espera.

Por isso tenho que me modificar...quando vou toda contente com o tablet rezar as vésperas de Notre Dame junto ao SS e estão a rezar o terço preferir o terço com as outras pessoas e não as vésperas como gostaria.

Muito útil este retiro que nos trazes,Ana...

Ana Loura disse...

ando atrasada...vamos a ver se hoje recupero algum