*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 7 de dezembro de 2013

Leva os teus ouvidos para o caminho

Tradução do Retiro do Advento dos Dominicanos de Lille para o dia 6 de Dezembro

Leva os teus ouvidos para o caminho

3Portanto, Israel, escuta e tem cuidado em cumprir o que será bom para ti e vos fará multiplicar muito na terra onde corre leite e mel, como te prometeu o SENHOR, Deus dos teus pais.
Deut. 6,3

Escuta…Esta é a primeira palavra da Regra de São Bento, que define como emblema o que será a vida do monge: uma vida de escuta. Escutar, mas porquê? Sem dúvida para atingir o objectivo da Regra, se tivermos em conta as suas últimas palavras: «tu tornar-te-ás.» A escuta permitir-nos-á também a nós, peregrinos do Advento, que o consigamos. Aos nossos objectivos? Talvez, se nos lembrarmos do que motivou a nossa partida, uma simples questão colocada a Jesus: «Onde moras?« Quem melhor do que ele nos falará do sítio onde fica? É inútil respondermos em vez dele.
Escuta e tu ouvirás o que ele tem a dizer, o que diz dele, de ti; o que ele te diz a ti. É o teu pão para o teu caminho. Escuta e tu ouvirás, também o mundo que vive à tua volta, o mundo que tu atravessas com a caravana dos Magos. O apelo do mundo que sobe até ele, o apelo por que começam todas as nossas orações. «Deus, vinde em meu auxílio! Senhor socorrei-nos!» Este grito, é o de toda a humanidade. O homem aos bocados que sente este desejo de ser enfim unificado, o homem que combate os seus inimigos mais íntimos
Escuta, e nesta multidão, tu te ouvirás, talvez, a gritares –lhe. «Onde moras, Senhor? Diz-mo, finalmente!» Assim tu chegarás e ouvirás. «é tempo de compreenderes: eu vim morar na carne, eu vim habitar em tua casa. Onde tu moras eu morarei. Podes estar verdadeiramente aí e não fugires nem desapareceres: hoje a salvação entrou na tua casa. Quer seja um palácio ou um simples presépio.»

1 comentário:

Maria-Portugal disse...

Habitar na minha carne... SEnhor ,mesmo ficando mal servido,não hesitaste em fazer caminho comigo...


Ajuda todos os que ansiosamente te tentam descobrir, no mais interior deles mesmos, a chegarem a TI.