*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Outro trapista a falar do SCJ

Sagrado Coração de Jesus 


"Não há verdadeira vida espiritual fora do amor de Cristo. Temos uma vida espiritual unicamente porque Ele nos ama. A vida espiritual consiste em receber o dom do Espírito e sua caridade, porque, em seu amor por nós, o Sagrado Coração de Jesus determinou que vivêssemos por seu espírito - o mesmo Espírito que procede do Verbo e do Pai e que é o amor de Jesus pelo Pai.

Se soubermos como é grande o amor de Jesus por nós, nunca teremos medo de ir a Ele em toda nossa pobreza, toda nossa fraqueza, toda nossa indigência espiritual e fragilidade. De fato, quando compreendermos o verdadeiro sentido de seu amor por nós, haveremos de preferir vir a Ele pobres e necessitados."


Na Liberdade da Solidão
In Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton

______________________________________ 

4 comentários:

Anónimo disse...

Compreendo este ponto de vista, a partir do olhar de um coração e de uma inteligência centrados em Cristo, mas poderemos, numa análise neutra, afirmar não existe verdadeiramente vida espiritual em pessoas não cristãs? Porque judeus e muçulmanos (para só mencionar duas grandes religiões monoteistas ) não poderão ter?
Talvez fosse interessante desenvolver o tema...
Lila

Maria-Portugal disse...

Tanto que havia que Tomas Merton e outras comunidades trapistas ,que não Getsemani,dialogam com budistas.

vp disse...

Bom dia... um pouco adoentado mas venho aqui abraçar…
…sobre o tema, não esqueçamos que aqueles que mais contribuíram para essa comunhão com o Oriente na questão da meditação oriental foram sobretudo os Trapistas com mais intensidade com Merton… a coisa foi perdendo a força por oposição de Roma.. mas ainda existe algumas dessas práticas… diluídas nas formas de vida sobretudo as monásticas…
Abraços no Pai..

vp disse...

Foi sobretudo no período de Bento XVI que existiu uma maior resistência saída sobretudo das ortodoxias mais contra o Vat.II. Alguns nem querem ouvir falar de tal tema, no “Tribo” tive um desses embates e olhem que era apenas por causa de um livro que sugerir sobre a influência da meditação na cura espiritual e física...…

Abraços no Pai