*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

domingo, 16 de junho de 2013

«A tua fé te salvou. Vai em paz»


«Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes» (Mt 9,12). Mostra pois ao médico a tua ferida, para poderes ser curado. Mesmo que lha não mostres, ele conhece-a, mas exige que tu lhe faças ouvir a tua voz. Lava as tuas feridas com as tuas lágrimas. Foi assim que esta mulher de que nos fala o Evangelho se livrou do seu pecado e do mau odor do seu desvario; foi assim que ela se purificou das suas faltas: lavando os pés de Jesus com as suas lágrimas.


Reserva-me também, Jesus, o cuidado de Te lavar os pés, que sujaste ao caminhar em mim! […] Mas onde poderei encontrar água viva para Te lavar os pés? Se não tenho água, tenho as minhas lágrimas. Faz com que, ao lavar-te os pés com elas, eu próprio fique purificado! E que hei-de fazer para que digas de mim: «São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou»? Confesso que a minha dívida é considerável e que me foi «dado mais», a mim que fui arrancado ao barulho das querelas da praça pública e das responsabilidades do governo para ser chamado ao sacerdócio. Temo, por conseguinte, ser considerado um ingrato se amar menos, quando me foi dado mais.

Não posso comparar a qualquer pessoa essa mulher que com justiça foi preferida ao fariseu Simeão, que recebia o Senhor para jantar. Mas a todos aqueles que querem merecer o perdão, ela dá um ensinamento beijando os pés de Cristo, lavando-os com as suas lágrimas, enxugando-os com os seus cabelos, ungindo-os com perfume. […] Se não conseguirmos ser iguais a ela, o Senhor Jesus saberá vir ao encontro dos fracos. Quando não há ninguém que saiba preparar uma refeição, trazer perfume, trazer consigo uma fonte de água viva (cf Jo 4,10), é Ele próprio que vem.


Santo Ambrósio