*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

segunda-feira, 17 de junho de 2013

A oração do coração - II




Quando estudava no colégio das Doroteias ,aos meus 12 anos, ensinaram-me as Irmãs que havia dois anjos voando sobre a terra com dois cestos de orações: num juntavam os pedidos e outro recebiam as acções de graças.Mas acontecia que o cesto dos pedidos chegava ao trono do Altíssimo muito cheio,mas o das graças estava sempre quase vazio.

Foi uma boa lição, que não esqueci mais,no entanto faltava ainda muito para que eu compreendesse o que podia ser o “estado” de oração.

Mais tarde, ao ler o I Livro de Samuel no versículo 5 encontrei na fala de Ana a explicação.Dizia ela:…”derramo a minha alma na presença do Senhor”.

Nada de complicado,nada de difícil esse estar sempre em oração ,sempre derramando a alma na presença do Senhor,porque o Espírito de Deus nos dá assistência contínua,apenas pedindo a nossa disponibilidade e atenção.

A sede de Deus,a ânsia de aqui e agora,na nossa vida comum de todos os dias,Lhe estar sempre unido nidifica no coração ,desabrochando,naturalmente,em oração,como a flor exposta aos raios de sol de um novo dia.

Talvez que na espiritualidade do Oriente essa necessidade de orar “em todo o tempo,pelo Espírito “ (Ef 6,18)  tivesse sido sentida mais cedo em todo o povo de Deus e não só,como no Ocidente,nos místicos ou religiosos.O conhecido livro do Peregrino Russo relata a experiência de uma alma simples, mas inundada de Jesus Cristo,que irradia em paz,paciência,serenidade .

Referindo-se à oração do Jesus diz-nos: - “A oração irrompia no meu coração e eu precisava de calma e quietude para deixar essa chama subir livremente e para esconder um pouco os sinais exteriores da oração:lágrimas,suspiros,expressões de rosto,murmúrios dos lábios” e mais adiante “Qualquer pessoa pode fazer a mesma coisa.Basta mergulhar mais silenciosamente no fundo do coração e invocar mais o nome de Jesus Cristo:imediatamente se descobre a luz interior,tudo fica mais claro e,nessa clareza,aparecem certos "mistérios do Reino de Deus.” (Lc 17,21)".

*****
baú já em vias de esgotamento...

9 comentários:

vp disse...

Na oração, às vezes acontece também como quando alguém entra pelo deserto e acaba-se por perder! Ali perdido, ele tem que tomar uma decisão: ou voltar para trás ou seguir em frente até encontrar novamente a direcção correcta e isso exige coragem e confiança… voltar atrás também pode ser uma escolha, mas sejam quais forem as duas opções tomadas, isso exige sempre uma tomada de decisão e um seguir, começar a caminhar. Gostei da partilha, faz-me recordar alguns desertos que vivi nos claustros naqueles dias! Nem queiram imaginar o que é o deserto que um monge experimenta naqueles lugares, às vezes leva meses ou até mesmo anos a sair dele…

Boa semana para todos...

Maria-Portugal disse...

Quem conhece S.João da Cruz ou a Madre Teresa ( e creio que todos aqui já os abordaram) estão conscientes desses desertos ...até Santa Teresinha o experimentou...o querer Deus e esbarrar contra uma parede opaca ...depois da noite completa dos sentidos virá,como lhe chamam os jesuitas a fase da iluminação...
mas q caminho doloroso deve ser até lá...até essa fusão com o divino...

Agora isso é para os "avançados"...os pobres iniciantes contentam-se com umas luzinhas,sem
nunca chegarem à tenda real aqui neste nosso peregrinar.

vp disse...

"avançados"...!!! esperemos e confio que não hajam na outra margem que banha a Nova Jerusalem escalões e patamares para os filhos de Deus... já basta as categorias que colamos aqui aos nossos irmãos e irmãs..

Luzinahs também iluminam Irmã...risos... olhe como o firmamemnto está cheias delas e algumas já se extinguiram há muito e ainda assim continuama luzir..

No Pai caminhamos...Ele é quem ilumina o caminho no Filho...

Maria-Portugal disse...

Na casa do meu Pai há muitas moradas...que significa?
Ou haverá um borrão nivelador entre gigantes da Fé como Agostinho,João da Cruz,Teresa de Ávila ou os mártires de Roma e os balbuciantes barros que estão entregues à Misericórdia?

Anónimo disse...

Outras vezes o deserto cresce porque o bulicio e a correria das tarefas dos dias não deixam espaco, para a quietude interior, o silêncio necessário para mergulhar na intimidade com Deus. Resta.nos oferecer lhe o trabalho de cada dia e deixar confiadamente que Ele o aceite...
Lila

Anónimo disse...

Para si um abraco, irmão. Seja qual for a opção é sempre uma escolha difícil porque não é possível nisto de escolhas ter o pacote do dois em um. Mas se escolhermos o que mais nos convém estaremos no sitio certo, creio. Jesus louvou Maria mas não condenou Marta.
Desejo a continuação das melhoras!
Lila

vp disse...

“Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.” (Mt 21,31)

Santa Madre Irmã Pomba, eu não sei nada das coisas que se vão desenrolando lá pela Nova Jerusalém…. pobre deste peregrino tantas vezes perdido nos desertos, mas não me parece que (publicanos e meretrizes) tenham chegado a esses patamares de abraços orantes e santificados aqui na Terra… e no entanto parece-me “garantida” a salvação…!!!!

Por outro lado:

“Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor? (Mt 21,16)

Também aqui não percebi tudo ainda, visto tais seres não apreenderem nem atingirem ainda esses degraus que vamos subindo-construindo como fizeram todos esses santos na relação com o Pai… e no entanto deles é seguro que saí o “perfeito louvor”… muito melhor que qualquer um de nós adulto no corpo e na Fé… e neles incluo os que citou!

Bom, valha-nos a Misericórdia do Pai que isso nos basta…! Pelo menos não vou notar a diferença se tiver reservada para mim uma “morada” mais humildezinha…risos, o que importa é chegar lá….

A todos um santo dia…

vp disse...

Grato Irmã Lila .. vamos acolhendo a cruz diária sem muitos lamentos… a Graça nos vai bastando ainda que o corpo resmungue…!

Abraços no ninho…

Maria-Portugal disse...

Pois..."o sacrifício que agrada a Deus,é um coração arrependido"...S 51:19

E são mais susceptíveis de arrependimento os corações ,que não endureceram...