*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 24 de março de 2012

Retiro na cidade: " Vigiar,manter-se alerta! "



A Palavra de Deus

(imagem da net)


“Vigiai pois,porque não sabeis nem o dia nem a hora”


Evangelho de Jesus-Cristo segundo São Mateus,capitulo 25, versículo 23

A meditação


Vou fechar esta semana de meditação com esta ordem simples, que resume todas as outras: “ Vigia”. Vigiar, é manter o seu turno de sentinela, enquanto toda a gente repousa. É fixar o objectivo durante a noite. Só entre as estrelas e o mar. O mar está calmo. Nada de tempestades no horizonte, nada de grandes dramas em perspectiva. É a situação mais frequente nas nossas vidas. De facto, felizmente, não se vive no fio da navalha vinte e quatro horas sobre vinte e quatro. 


E nesta noite estrelada, vigiar para manter  firmemente o objectivo do amor, do perdão, da alegria, do dom de si próprio. Não se deixar dormir sobre as vitórias fáceis. Não se contentar com arranjos mesquinhos. Vigiar, é também habituar-se a guardar bons hábitos.


De facto, felizmente, que tudo o que fazemos na nossa vida não é fruto de  lacinante combate interior  ! Felizmente que se pode passar, de tempos a tempos, em pilotagem automática. Abandonar-se e descansar. Se fosse preciso cada domingo reviver o drama de decidir se se havia de levantar ou não....se fosse preciso todos os dias combater o seu egoísmo...não se teria mais energia para a felicidade.  


Mas vigiar, é sobretudo apreender em nós os movimentos do Espírito Santo.Aprender a desenvolver este sexto sentido que nos permite  aperceber a sua acção em nós. Este espírito de Deus que é em nós mais do que nós mesmos, que grita para Deus o Pai, que faz de nós os filhos, e que faz com que nos superemos.


Este Espírito, que é a vida mesmo de Deus, na nossa vida. 

3 comentários:

Maria-Portugal disse...

Nas vigílias rezar,ler,traduzir,fazer malha e esperar um superavit da Graça.

andarilho disse...

fez-me lembrar agora aquela frase do João Paulo II das sentinelas da igreja.. todos esses que nas madrugadas vão vigiando na oração pela humanidadade adormecida...

Maria-Portugal disse...

Segundo disse um rabino, de madrugada, os portões da misericórdia alargam-se mais.