*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 28 de março de 2012

Retiro na cidade - Fez de conta que ia mais para diante


A palavra de Deus
Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, Jesus fez como se fosse mais adiante.Eles, porém, insistiram dizendo : “ Fica connosco. “


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas, capitulo 24,versículos 28 e 29
A meditação
Jesus é estranho.  Ainda uma vez...
Um pouco mais adiante, nós lemos neste passo do Evangelho que Jesus tocou os corações : “ O nosso coração não estava a arder dentro de nós, quando nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras ? ”. Inflama o coração dos discípulos e depois faz como se seguisse para mais longe.


E quantas vezes Deus me seduziu, como se fosse de uma vez por todas ? Quantas vezes,tive que escolher, encontrar um sentido, mesmo longínquo ? Quantas vezes tive que cortar, dolorosamente em nome da minha consciência ? Sem bem o saber,
tive que dizer “ não “ e isso custou-me.Quantas vezes ardi , com desejo de Deus, mas sem verdadeiramente me consumir ? Porque a chama passava, usada pelo tempo, como um primeiro amor, já esfumada como um voto outrora ardente, no qual não se pensa mais.


Quantas vezes quis que Jesus voltasse, enfim, encher-me pela sua Boa Nova, para me converter de verdade ? Um Jesus triunfante, pascal, radioso como num ícone. Mas não, cada dia, de novo, é preciso decidir-me.


Mas Jesus faz de conta que vai para mais longe . O que é este “ mais longe ” ?. “ Eis que estou à porta e bato ; se alguém ouvir a minha voz e abrir, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo “ (livro do Apocalipse, capitulo 3, versículo 20)

2 comentários:

andarilho disse...

Às vezes passamos por experiencias idênticas ao caminho de Emaús… e Ele ali está no rosto e nas palavras de alguém que encontramos num momento… mas que nos marca para sempre…

Abraços no Pai…

Maria-Portugal disse...

Iria,vai mais longe até bater à porta de todos e de cada um dos corações...