*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Retiro na cidade A tentação do sacrifício


Foto da net http://maxitugolandia.blogspot.com/2011/06/km-pelo-norte.html
A tentação do sacrifício - 7
A palavra de Deus
Tu não pedes nem holocaustos nem victimas, então eu disse: «eis-me aqui»
Salmo 39, vers 7-8
A meditação
É preciso desconfiarmos do sacrifício.
Porque em cada uma das nossas acções, somos facilmente tentados a fazer rodar o mundo apenas à nossa volta. O sacrifício torna-se então numa competição com nós mesmos, a ocasião de focalizarmos o nosso olhar em nós mesmos, de nos felicitarmos pelas nossas façanhas, e nos lamentarmos pelos nossos desaires. É o complexo do caracol que se enrola em si mesmo, e perde todo o contacto com o mundo exterior
É preciso que desconfiemos também pois, mesmo que mantenhamos o contacto com Deus, se fazemos os nossos sacrifícios por ele, a tentação subsiste de uma relação comercial com ele. Deus torna-se como um dos nossos fornecedores, ele permite-nos que atinjamos os nossos objectivos no domínio espiritual.

Finalmente, ele fica a ser apenas um distribuidor de graças, para o qual bastará deslizar a moeda do nosso sacrifício.
Sair desta tentação, é darmo-nos conta de que Deus não precisa dos nossos sacrifícios, que os sacrifícios não servem para nada. Mas um ser humano faz apenas coisas úteis? Porque somos criados às imagem de Deus, podemos por vezes ter vontade de actos de generosidade gratuita, desmesurada, que não procura ser rentável nem razoável. Tornando-nos como o prolongamento da generosidade de Deus, podemos experimentar a liberdade de fazer aquilo para o qual fomos feitos.

Traduzido de: http://www.retraitedanslaville.org/

2 comentários:

vp disse...

"...podemos experimentar a liberdade de fazer aquilo para o qual fomos feitos. "

o AMOR....

perfeito...e profunda partilha...

Ana já não te apanhei por um triz..risos.. beijus e grato pelo LABORA... do coração...

Maria-Portugal disse...

a um deus oferecemm-se holocaustos e sacríficios...a um Pai só AMOR...sempre Jesus se refere a Deus como Pai...vosso Pai celestial...meu Pai e acho q nenhuma vez "Senhor"!