*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Por aquelas ruas de Éfeso do DN…!

Fontes Bíblicas: Actos 19,13-17

Após algumas “viagens” por esses novos caminhos espirituais, fora do contexto bloguista, sobretudo nos espaços dos média, DN, etc… vou percebendo como vão irrompendo por esses campos como se fossem "ervas daninhas", certo tipo de pessoas que ali se denominam de "Mensageiros" ou outros sei lá eu que mais… tais “anjos” que não fazem mais do que “cavalgar” feitos “Quijotes” defensores da Fé, como sentinelas flamejantes de iras divinizadas, procurando ceifar em todas as direções as “cabeças” dos novos infiéis que tentam ali coabitar na paz e nos diálogos…!

Lentamente, ali vai abrindo-se muito caminho, ainda que com muitas feridas e pedras atiradas... mas a Palavra vai tornando-se mais parecida com o pão feito de trigo e centeio dessa humanidade que somos todos feitos, e a partilha vai tomando verdadeiro sabor no sal ali jogado por gente liberta dos saleiros das "religiões" e que dá um novo gosto à sopa da comunhão!

Sabia da existência de fanatismos exacerbados nas muitas experiências da vida que me acolheu e acolhe ainda, pensava até estar vacinado com “anti-corpos” de paciências e figadeiras como dizia a minha tia naftalina contra tais viroses que picam furiosamente com os ferrões do past-copy da Palavra ali já tão moída e misturada nas mãos de tais espíritos “aiatolizados” de corações formatados nas interpretações literalistas e fanáticas das sagradas Escrituras!

Logo ali… que tremendo espaço para o anuncio… mas por este andar, a única coisa que restará desses fornos ali montados e aquecidos pelas fogueiras desses “Torquemadas” modernos, será apenas esse pão carbonizado e intragável das intolerâncias humanas que ninguém no seu perfeito juízo e que ali visite esses espaços vá querer  provar sequer…

Um dia destes ainda vou perguntar a tal “Mensageiro” que usa e abusa das citações da Palavra, se por acaso já descobriu em algum recanto da Palavra, os apóstolos ou até o próprio Jesus a usarem alguma vez a Bíblia como argumento principal para sustentar ou defender a sua Fé!

Será que tal “escrivão de turno dos tribunais fumegantes de juízos” está a oferecer-nos ali, nessas suas intervenções abundantes e já gastas de repetições esse tal culto ao livro que tanto gostavam os do “Templo”!

Posso estar equivocado, mas a única coisa que vejo Jesus dizer acerca da Bíblia é apenas que “ela testifica de Si mesmo..”... expondo-o assim aos olhares do mundo! O resto, essas armas forjadas nos fornos integristas da interpretação bíblica que ali esgrimem suas Exas. lamento dizer-lhe mas a verdade é que não vejo em nenhum lado Jesus a perder sequer tempo com tais apologias… vejo-o sim a VIVER e o mais discretamente possível!

Será que essa gente crê que Jesus, o próprio VERBO necessita de “mensageiros” para travar um combate da Fé usando o mesmo VERBO como um meteorito incandescente que tudo arrasa no seu caminho!

Mas alguém poderá afirmar-dizer que conhece Jesus e depois ande ali numa histeria semântica a usar a Palavra desta forma…duvido que tais criaturas conheçam o Jesus dos Evangelhos, porque  Ele nem sequer se preocupou em FALAR perante aqueles que o queriam matar...!

Valha-nos a misericórdia… ao pobre Pedro foi preciso chamar-lhe de diabo para ele parar na sua pretensão de SALVAR Jesus, quanto a tais corações que carregam tanta justiça e salvação próprias, fazia-lhe bem uns dias com Jesus como esse discípulo… seguramente iriam depressa compreender o que significa TESTEMUNHO e SILÊNCIO…
           
Depois de tanto “disparate” que ali já li, já nem sei o que diga sinceramente…! Parece que cada vez que visitam aqueles espaços, é como se fizessem algum tipo de “viagem” àqueles lugares que transformam numa espécie de oficina onde fazem, a cada intervenção, como que um tipo de manutenção das suas mágoas com a vida!

Terminando, não há nada pior como alguém carregar culpas neuróticas bem ao estilo de um poltergeist apocalíptico travestido de purezas e juízos angélicos! Quando leio tais intervenções, rapidamente recordo aqueles 7 jovens de Actos 19,14 que tentaram expulsar um demónio usando o nome de Jesus e que no fim acabaram por levar uma tareia do próprio diabo!

Safa… tal foi a doze… jamais se viu por aquelas terras… 7 pares de pernas correndo com tanta rapidez como as daqueles jovens! Ufa.. mais vale umas boas pauladas de anjos do que tais experiências com esse senhor das trevas… Agora que me perdoem, mas acho que faria muito bem a alguns anjos sem asas que por ali andam, fazerem pelo menos uma vez na vida a experiência desses filhos de um tal Escevas, Sumo Sacerdote judeu de Éfeso… ia ser remédio santo... perdão… remédio diabólico… mas… a verdade é que funcionou e limpou aquelas ruas de Éfeso por uns tempos…! Ai Senhor tem misericórdia de nós…

3 comentários:

vp disse...

Mas... como diz a 6ªetapa do Retiro, é preciso cada vez mais “Sacrificar os sacrifícios”…
... como entendo tão bem tal desafio sobretudo quando ando por aquelas ruas da nova Éfeso….

Boa semana para todos…

Anónimo disse...

Olá VP! Gosto das suas reflexões, muito (especialmente agora) a propósito. E são tão
assustadores alguns desses mensageiros, que se eu ficasse a ouvi-los ou a lê-los muito tempo e me convencesse daquilo que me querem convencer... fugiria a sete pés! Acho que muita gente assim faz...
Mas o Senhor falou que nos foi dada vida - "e vida em abundância"- para sermos felizes, seguindo o Seu modo de viver. E já não será pouco, se O conseguirmos imitar, ainda que muito rudemente...
Um abraço!
Lila

vp disse...

A caminho de casa mas ainda deixo um abraço no coração... grato Irmã Lila, que o Senhor ampare os pintainhos do seu lar...

Santa noite a todos...