*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Discípulo ama e entrega-se a Deus nos seus Irmãos...!

(do Evangelho do XIII Dom. do Tempo Comum)
(Mateus 10, 37-40)


O Evangelho deste Domingo vai precisamente ao encontro de tudo aquilo que temos vindo a falar sobre o Caminho do Discipulado neste Ano Pastoral que está a terminar.

Mas aquilo que mais sobressai no seu conteúdo e se torna ESSENCIAL, diria mesmo VITAL para todo aquele que deseja seguir o Senhor, é o CAMINHO que o Discípulo “tem” que fazer, que é o caminho das ESCOLHAS, onde ele vive diariamente confrontado com DECISÕES, que ao serem definitivamente acolhidas, o poderão levar mesmo até à CRUZ.

Essa é a VIDA que o Senhor "oferece"… essa é a ESCOLHA que nos é PROPOSTA na LIBERDADE que decide sem medos nem hesitações, mesmo até na “aparência do absurdo” que vai contra o próprio amor humano que deseja “possuir” para sempre aquilo que lhe é mais precioso que é a família, os pais, os filhos, afinal todos aqueles que tanto amamos.

Essa é a escolha que nos é proposta, Vida por VIDA… O Discípulo ao dar finalmente o seu SIM, é projectado na Dimensão Trascendente do Espírito Santo e ali encontra finalmente a verdadeira VIDA, aquela que escolheu seguir e viver livremente no e pelo AMOR DIVINO.

Certamente que aquele que já faz esse CAMINHO sabe que jamais perdeu ou perderá aqueles que ama, antes pelo contrário, agora passou a ganhar outros mais, que juntos àqueles que já amava, fazem agora com ele, parte dessa grande FAMÍLIA que é a IGREJA, a Comunidade dos que vivem num só espírito e num só caminho, o AMOR.

A MEDITAR: O Caminho do Discípulo é feito diariamente de ESCOLHAS…

Qual é a tua Escolha?
Qual é a vida que escolhes viver hoje, agora?
A quem amas verdadeiramente?
andarilho
(no estudo de S. Pedro e o Discipulado) 

6 comentários:

Víctor Sierra disse...

Assim é, de facto.
A caminhada é feita por um caminho cheio de pedras, às vezes... pedregulhos!
Bom texto, Irmão.
Abraço.
V.S.

andarilho disse...

Grato VS...

Seria desonestidade se não corrigisse esta linha de pensamento que aqui deixei:



Certamente que quem anda pelos caminhos da Fé, sabe que a liberdade não liberta ninguém dos medos e das hesitações, antes pelo contrário, ele até nos torna mais fragilizados visto nela desmontarmos algumas “fortificações”… esquemas e planos que nos vão servindo para ir iludindo a realidade do Caminho…

Por isso rectifico a minha afirmação…

na LIBERDADE que decide sem medos nem hesitações… na mesma LIBERDADE que decide por vezes cheia de medos e hesitações e tentações de fuga e por aí além…

Desculpem a rectificação, mas a “verdade” pede-me que assim escreva com mais clareza…

andarilho disse...

a linha que aqui deixeu eclipsou-se!!!

era esta:

na LIBERDADE que decide sem medos nem hesitações…

que vem no desenrolar do texto...

Maria-Portugal disse...

Sem medos...como é possivel,se Jesus passou a vida a dizer:não tenham medo!


O medo está entranhado na alma humana,apenas a confiança na asa do Pai o atenua.

andarilho disse...

eu corrigi esse desvio no segundo recado.... claro que a coisa que mais nos habita o coração é o medo e esse é um doas maiores combates da Fé...

Maria-Portugal disse...

Aliás seria muito precioso e salutar definir o medo:pq me parece que pode haver diversos entendimentos para o seu sentido.

Ou seja formulando duas perguntas bem concretas:em que consiste a Liberdade sem medo?Como se pode combater o medo pela Fé?