*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Discípulo é enviado pelo Espírito Santo...!

(Domingo do Pentecostes)
(Paralelismo Bíblico: Lc 24,36-53)

Os maiores obstáculos para o Discípulo no Caminho da Fé, não são as suas fragilidades humanas, embora estas tenham um papel importante nas suas QUEDAS no Caminho do Discípulo, mas sobretudo os seus MEDOS.

Como aqueles Discípulos no Cenáculo, podemos até estar numa ATITUDE de Oração ou de quem espera Obediente na Confiança que Jesus nos visitará, mas se no nosso coração os MEDOS são mais fortes, dificilmente abriremos as portas ÀQUELE que nos quer visitar.

Por isso, as primeiras PALAVRAS que Jesus pronuncia ao visitar aquele grupo de Discípulos são: “A Paz esteja convosco”. (Lc 24,36).

A primeira “condição” do Discípulo que deseja ser VISITADO é ter um coração em PAZ. Sem Paz, aquela Paz que só o Senhor pode dar, o Medo vencerá facilmente o caminho da vida, que está cheio de obstáculos e sombras como vimos na caminhada de Pedro.

O MEDO é uma doença que mais danos causa à alma, e a única CURA é precisamente aquela que o Senhor oferece aos seus Discípulos, o ESPÍRITO SANTO, fazendo de Pedro e de cada Discípulo gente capaz de enfrentar todos os medos e oferecer-se até à morte por AMOR.

Quando o medo é vencido, o Discípulo toma uma nova consciência que atinge o mais íntimo de si mesmo, provocando mudanças inimagináveis no coração, criando nele uma UNIDADE interior onde já não há mais lugar para tudo aquilo que o impedia de experimentar a verdadeira ALEGRIA.

Só a ACÇÃO do Espírito Santo faz com que, através dessa UNIDADE, cada Discípulo compreenda totalmente o sentido e o alcance do PENTECOSTES, que faz de cada Discípulo um canal de Redenção e de Libertação n’Ele, não só para si próprio como também para com todos aqueles que buscam a Deus.

O Discípulo que é ENVIADO pelo Espírito Santo é aquele que é capaz de caminhar sem Medos, mesmo sabendo e reconhecendo as suas fragilidades humanas.

Finalmente, o Discípulo(a) que se deixa TOCAR e VISITAR pelo Espírito Santo, descobriu que nenhuma força poderá vencer o AMOR que nos deixou tais palavras:

Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos.” (Mt 28,20)

A MEDITAR: Tenho um coração com Paz mesmo no meio das tribulações?
Como Discípulo a que Missão sou enviado e em que condições interiores posso fazê-lo? Já me deixei visitar e tocar pelo Espírito Santo?
vp.
(com S. Pedro no estudo do Caminho do Discípulo) 

19 comentários:

vp disse...

Santa tarde…

Muito difícil este texto sobretudo fazer o paralelismo entre Pentecostes e este de Lucas…! Mas não podemos parar no caminho, mesmo que nem tudo o que comuniquemos seja muito claro como por vezes reconheço ser a minha escrita nos temas da espiritualidade… nem sempre as palavras podem dizer-explicar tudo …. É preciso viver o que escrevemos para então ficar mais claro.. mas isto é a minha miséria humana.. só pelo ES poderei transmitir alguma luz…

Abraços no Pai e bom Pentecostes que desejo aconteça diariamente em todas as nossas vidas…

vp disse...

...sinto alguma saudade e sede de voltar a escrever algum tema mais liberto...

...talvez um dia destes um andarilho desperte da letargia dos invernos das palavras soltas... e surja alguma papoila mais afoita aos ventos dos olhares eclesiásticos..risadas...

...bom, esperemos no Senhor... nem só do vinho vive um robin meio tingido no juízo...

Maria disse...

Faz falta sim...soltar o Espírito e deixar que chegue até nós sem um carácter tão...tão...diria didáctico rs

no caminho disse...

Caminhar sem medos...quem dera...escancarar as portas ao Espírito de Deus quem dera...

Maria-Portugal disse...

Como tudo e todos estão tão calados..será que o silêncio passou definitivamente as nossas portas...?

Alma Rebelde disse...

Maria deixei ontem no FB a página dos 45 anos do aniversário da 1ª comunhão....rsr:)
Na altura estava tão verde,que não dei conta do "fruto".
Estes actos sagrados impostas pela Igreja,deveriam ser sim quando estivessemos devidamente preparadas.

Anónimo disse...

Não consigo aceder ao blog para comentar no "Muito mais é o que nos une do que aquilo que nos separa",parece que o Bloger anda a separar...rsrsr (Alma Rebelde)

Maria-Portugal disse...

eu já fiz 64 anos....hiiii...lembro-me das irmãs salesianas que me prepararam...sei pelas fotos quem estava...mas não me lembro de mais nada a não ser e isso lembro-me bem de que voltei do altar a experimentar vivamente o"eu Nele e Ele em mim".

Bom ler-te por aqui tb...

vp disse...

Santa tarde de Sábado que nos aproxima à memória viva do Acontecimento do PENTECOSTES.

Peço as vossas orações para os 60 corações (adultos e jovens) que hoje às 18 horas receberão o Sacramento do Crisma, alguns dos jovens que o vão receber estiveram comigo dois anos na formação do Crisma e no mínimo aqui a formação é de 1 ano.

Certamente que “nunca” estaremos totalmente “preparados” para “receber” tal presença do ES em nós, mas assim é o Caminho…., o caminho da Fé não estanca nem se detêm em etapas, mas é um processo continuo de aprendizagem da Fé e da caminhada como Discípulos(as)… mal de nós se os Sacramentos passarem a ser “etapas”, seria dar um ritmo estruturado por planos humanos ao ES… ainda bem que o ES age como quer, quando quer e onde quer….…

A Igreja que somos todos nós que nos reunimos em nome do Senhor não “impõe”, age e partilha de GRAÇA… e age como Cristo procedeu com os Discípulos e outros e estes com outros Discípulos que se iam juntando à Igreja que surgia pela vontade do ES: (Act 13, 2-4) (Act 10,44-48)… e outras fontes mais que abundam na Palavra de Deus…

O importante é perceber que somos e recebemos TUDO pela Graça … e a Igreja não está fora dela, são os homens e as mulheres que a fazem e a constroem que se colocam fora dessa Graça por livre escolha…

Quem nos poderá separar do Amor de Cristo?

vp disse...

…e ainda que o sacramento da iniciação cristã (O Baptismo) seja dado sem o nosso consentimento quando crianças, existe sempre a liberdade de optarmos por o confirmar precisamente neste Sacramento do Crisma, chamado também de Sacramento da Confirmação… nele os Pais não poderão decidir pelos filhos, somente a pedido destes e de livre vontade o podem fazer… mas como disse, tudo tem o seu ritmo e caminho.. e ele é feito ao ritmo do ES… e da GRAÇA…

vp disse...

Existem muitas coisas que são pedidas no acontecimento d Sacramento do Baptismo, mas existem duas que são muito importantes:

…a 1ª é que a criança seja Consagrada (tornada Sagrada) para Deus...

…a 2ª é que a criança seja recebida na Família cristã (na Igreja) a que os Pais a levaram...

Agora.... Quem não deseja ser tornado SAGRADO...?!!! Ser colocado “aparte” para Deus como oferta viva….?

Quanto a pertencer à Família cristã, é uma liberdade-opção que sempre se pode decidir no caminho da Vida...

Mas se eu tivesse um filho, certamente que gostaria que ele tivesse o melhor, e o melhor, é o AMOR do PAI....

O caminho, esse depois é feito na medida em que sou para ele testemunho desse mesmo Amor... esse é o grande obstáculo tantas vezes á Fé dos que levamos e em quem assumimos ser luz nos seus caminhos... isso é outra estória que n irei abordara qui nos recados...

Santo PENTECOSTES

vp disse...

Já agora, um último detalhe….!

Não é por acaso que dou ênfase aos MEDOS nesta partilha como um doas maiores obstáculos ao ES…

Esse é o nosso maior problema, não são os problemas inerentes ao recebermos os Sacramentos por causa de menos ou mais preparação ..

E sabem, estes medos têm a ver com a verdade que sabemos em nós dos “compromisso” que não queremos assumir, porque eles nos trazem responsabilidades e exigências de vida da qual não queremos abri mão… Afinal, quem é que qcolhe livremente a Cruz, que é aquilo que nos é pedido para quem quer seguir a JESUS… ?...

... sempre fugimose fugiremos enquanto pudermos às verdadeiras questões q.. as nossas respostas ou interrogações são muitas vezes puras tentativas de desviar o nosso rosto daquilo que nos faz encarar o rosto de Jesus... são as nossas eternas fugas como homens e mulheres deste mundo que somos...

vp disse...

Finalizando, porque já falei demais para meros recados, a verdade é que andamos por esses caminhos da vida a repetir-nos diariamente...

...como aqueles homens dos templos, é mais fácil andarmos a repetir as eternas perguntas que só desejam esconder e colocar lá bem longe da nossa vida as respostas que todos já sabemos há muito dentro de nós...

E lá andamos nós como os do templo a interrogar o Senhor:

Quem é o meu próximo...?

Quem pecou.... foi os pais para que ele ficasse cego ou ele...?

... e outras mais que nem vale a pena mencionar porque todos as conhecemos muito bem....

Afinal, qual é a resposta que queremos que Deus nos responda verdadeiramente...?

E depois, queixamo-nos dos silêncios de Deus... pudera...!

Maria-Portugal disse...

Escalar a montanha da Fé, plena de trilhos inseguros e desconhecidos, exige do escalador o desapegar-se de todo o peso que transporta consigo, toda essa carga das dúvidas, das palavras, dos gestos inúteis, que nos farão tropeçar e resvalar pelas ravinas da dor e morte, se a carga for demasiado pesada.
Irmão Silencio

DEsapegar-se da carga das perguntas..das dúvidas.
Não sei se é mais fácil ou mais difícil no entardecer.

Mas JESUS disse "Nesse dia já não m perguntareis nada..."Jo 17,16

Creio e espero por esse dia.

Maria-Portugal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria-Portugal disse...

Apaguei o último comentário porque era repetição do anterior.
Mas queria ainda juntar uma pequena oração:

Que o Espírito Santo de Deus conceda a esses jovens que foram preparados pelo esforço os seus dons e os seus frutos,para que perseverem no AMOR!

Maria-Portugal disse...

INTERESSANTE O Q EU LI HOJE AQUI:http://religionline.blogspot.com/
"Talvez a secularização seja sinal de um Espírito Santo feito tempestade:
quando a sociedade se emancipa e confronta a Igreja com as suas próprias
contradições e fragilidades, obrigando-a a um esforço de renovação, a
sacudir a tralha acumulada e anacrónica, a concentrar-se no único fulcro
possível: Jesus Cristo."
Helena Araújo

Todo o resto do post é bem adequado ao dia de Penteostes.

Será que se dá conta do que o Espírito sopra à Igreja?

vp disse...

Santo dia... não tenho dúvidas que muitas vezes "funciona" assim...

Creio que escrevi uma vez no caminho de Pedro no inicio que ser Discípulo(a) de Cristo era viver e abraçar muitas vezes no caminho da Fé o ABSURDO…. E isso é precisamente o que aqui abordou irmã…

Grato pelas orações pelos corações que acolheram o sacramento do Crisma… desejo do fundo do coração que n seja apenas uma etapa ou mais um diploma mas um começar de novo o caminho genuíno da Fé… bem tentei dar-lhes o meu melhor na formação, mas é claro que só o ES os convence e os guia verdadeiramente, nós, somos apenas servos inúteis que Deus escolheu para deste barro que somos guardar nele um tesouro infindável….

Santa semana a todos…

vp disse...

falo de "absurdo" referindo-me claro que ao olhar e ao pensar humano... como Paulo falou tb da cruz e da sua loucura exposta...

Ainda me recordo muito bem dessa partilha do Irmão... muito boa e clara mesmo...