*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

segunda-feira, 4 de abril de 2011

retiro na cidade - 27

Foto de Ana Loura

tradução de: http://www.retraitedanslaville.org/spip.php?sommaire&date=2011-04-04

A Palavra de Deus

«Não mais haverá noite»

Apocalipse de São João, 22, 5

A meditação

Um dia sem fim

No início da Bíblia, na grande narrativa da Criação, a primeira palavra de Deus vem perfurar as trevas: «Faça-se luz» Primeiro raio de luz, primeiro clarão. No coração das Escrituras, no Evangelho, Jesus revela-se aos seus discípulos como «a luz do mundo».

Mesmo no final da Bíblia, a luz invadiu a totalidade do cosmos. Os eleitos são reunidos à volta de Deus e contemplam o seu rosto numa luz sem sombra. A noite desapareceu; o Sol nasceu para sempre.

Ter os olhos abertos, no sentido bíblico, é ter consciência exacta dessa conquista irreversível da luz sobre as trevas, é tomar consciência do crescimento irreversível do Reino no nosso mundo, é ver Cristo na obra, no coração da história dos homens, no coração das suas alegrias e no coração dos seus sofrimentos.

Tudo isto não salta aos olhos, dir-se-ia. E é verdade. O olhar da fé dá-nos a ver coisas que talvez os outros não vejam. Grandes e pequenas coisas. Coisas exaltantes e coisas desanimadoras. O mais belo e o mais feio. O que está prometido até à eternidade e o que está prometido a desaparecer. O que resplandece desde hoje com a luz divina e as camadas de trevas que ainda resistem. De que rir, de que chorar.

E tudo isso na espera do dia em que tudo ficará na plena luz de Deus.

Sem comentários: