*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Discípulo vive a Paz que anuncia…

(do Evang. do 2ºDom.de Páscoa)
(paralelismo com Jo 20,19-31)

Apesar de Jesus ter Ressuscitado nessa vitória que derrota todos os medos da humanidade, ainda assim, como Pedro e os companheiros neste Evangelho, também cada um de nós ainda carrega MEDOS que nos habitam e nos paralisam.

O Discípulo de hoje precisa ter bem presente no coração que no Caminho da Fé ele não está livre desses MEDOS que habitavam também no coração de Pedro e dos Discípulos!

Jesus não prometeu a Pedro e a cada um de nós que nos livraria dessas lutas com os nosso próprios medos, mas ofereceu a Pedro e oferece a cada um de nós ainda hoje, a PAZ que nos dará a vitória sobre todos os medos.

Não é por caso que o primeiro gesto e palavras de Jesus ao aparecer aos Discípulos já Ressuscitado, é precisamente o gesto da PAZ: “A Paz esteja convosco”. O Mestre sabe que o Discípulo só estará preparado se ele experimenta e nele habita a PAZ.

Só conhecendo Jesus como Pedro conheceu, e isso acontece no Caminho da AMIZADE onde vamos descobrindo o verdadeiro rosto  AMIGO de Jesus: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. “ (Jo 15, 15)

Jesus antes de enviar Pedro e os companheiros que ali se encontravam dá um sinal concreto àqueles homens ali reunidos cheios de medo: “A Paz esteja convosco…”.  Só depois os envia...

O Discípulo é antes de tudo aquele que anuncia e vive em si mesmo essa PAZ que recebeu do Mestre. Sem Ela, sem a viver e experimentar, ele não está ainda preparado para ser enviado, para a MISSÃO.

Só conhecendo plenamente o verdadeiro rosto de Jesus, é que compreenderemos essa PAZ que ele quer dar-nos também hoje.

A MEDITAR: Qual é a Amizade que desenvolvi com Jesus? Qual é a razão principal que sustenta essa Amizade que tenho para com o Senhor?
vp.
(cont. do retiro em Pedro e o Discipulado agora no caminho da Amizade). 


3 comentários:

Maria disse...

Qual a razão da amizade?

Olhe que perguntando-me não sei....acho que é uma realidade que existia ainda antes de mim.

vp disse...

Pois... o estranho é esta pergunta estar tão silenciada nas nossas igrejas e sobretudo em muitas vidas...

normalmente "debitamos" uma gravação estilo cassete e nem sempre percebemos aquilo que nos leva a fazer certos caminhos...

é claro que não me refiro a esta comunidade de nazaré... mas será que também nós não andamos a viver um pouco nas fronteiras dessa "ideia" que me parece mais realiadde concreta...?!!!!

Bom.. deixo a reflexão aqui....

Um Santo fim-de-semana...

Maria-Portugal disse...

foi como se já me encontrasse imersa nela e mesmo na infidelidade impossivel de deixar