*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Discípulo vive e caminha na liberdade...!

(do Evangelho do Dom.de Ramos)
(paralelismo com o Evangelho de Marcos 8,34-38) 


É dentro do contexto da Paixão de Cristo que a Chamada de Pedro e dos Discípulos se revela com todas as suas exigências: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. (Mc 8,34).

Todo o Caminho do Discipulado depende de uma DECISÃO individual, tudo está em aberto, Cristo não impõe nada. Não existe Discípulo verdadeiro onde não existir a LIBERDADE em Cristo. Assim como Pedro negou a Cristo, também nele existiu nessa mesma liberdade, a decisão de segui-Lo e amá-Lo até à Cruz onde morreu também…

No Caminho do Discipulado, o Discípulo assume totalmente a IMITAÇÃO do Mestre nos seus sofrimentos e na Cruz. E este assumir acontece sempre na total liberdade do Discípulo. “Se alguém quiser…” (Mc 8,34)… O Discípulo tem toda a liberdade de aceitar ou não esse CAMINHO que o Mestre concedeu a Pedro e concede ainda hoje a cada um de nós.

No entanto, Cristo foi claro com Pedro e com os seus companheiros, dizendo que para segui-Lo teriam que ABRAÇAR a Cruz, abraçar esse Caminho onde existe também o sofrimento e a própria morte. Por isso, ser Seu Discípulo significa ser CRUCIFICADO com Ele.

É precisamente durante a AMIZADE com o Mestre, que Pedro e os seus companheiros foram preparados para fazer o caminho da Cruz. Na caminhada com o Mestre foram descobrindo-se primeiro a si mesmos e a sua própria realidade, para depois poderem perceber que só lhes seria possível acolher o impacto dessas palavras da Cruz pela GRAÇA.

Finalmente, é no Discipulado com Cristo que o sofrimento da Cruz é partilhado e assumido pela Sua Igreja, a “Comunidade de Discípulos”, desde Pedro até aos dias de hoje, que o suporta porque sabe que ela, a IGREJA também é suportada e amada por Cristo que venceu a morte na RESSURREIÇÃO.

A MEDITAR : Sou já um(a) Discípulo(a) livre em Cristo? Depois de perceber que ser Discípulo(a) de Cristo é acolher também a Sua Cruz, continuo a querer segui-Lo?
Vp.
(cont. do retiro no caminho do Discipulado em Pedro...) 

5 comentários:

vp disse...

Bem eu queria também passar de lado no Caminho da Cruz... mas que posso fazer eu, que também desejo e tento viver como Discípulo do Mestre que por mim morreu numa cruz...!!!

Santa Semana a todos...

Maria disse...

Acolher a cruz de Cristo?

Creio que será acolher a nossa cruz("tome a sua cruz e siga-me") como Cristo acolheu a sua,dado que o discípulo não é maior que o Mestre.

Maria-Portugal disse...

Maspensando melhor talvez assim como escreveu seja mais compreensível e aceite....

vpardal a quem chamaram rebelde disse...

Quando digo acolher a Cruz de Cristo, refiro-me à forma de caminhar na mesma dimensão que Ele caminhou, seja na “negação” do (SELF) o si mesmo… em tudo aquilo que já aqui escrevi um dia penso eu, sobre a morte do Eu… o (SELF)… aquele texto em que a Madre Pomba disse que eu tinha despido ali completamente a alma… risos…

É claro que não falo da cruz em si mesma… mas a outra cruz que nos faz morrer em todas as dimensões que nos afastam da verdade do que somos e do que vivemos…

Ele que era de condição divina…

Mas Senhora Madre-pomba de todos os beirais…. é melhor ir soletrando no seu coração que é mesmo uma cruz onde Cristo morreu.. não é obra de arte nem amuleto como tantos gostam de possuir …. Mas acho e sei que já percebeu e acolheu isso há muito… risos…

Bom… também, tenho que ir “adaptando” as palavras aqui à realidade concreta desta Comunidade… nem sempre o que escrevo fala ou escreve tudo o que vai no meu coração… e nem sempre posso pisar o risco… é melhor pouco do que nada… sabe bem ou pelo menos deveria a Madre saber de que gema é feito este pardal… risos…

… Risos….bom tempo de colheita da GRAÇA para si e para todos…

Maria aborrecente disse...

é mesmo...uma boa gema certamente...rs
sei de fonte segura rsrs