*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Discípulo vence junto com Cristo os caminhos da morte...

(do Evangelho do 5ºDom. de Quaresma)...
(paralelismo com o Evangelho de Mt.14,22-33...)

“Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem credita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá; e todo aquele que vive e acredita em Mim, nunca morrerá. Acreditas nisto? (Jo 11,25)

Neste Domingo, surgem-nos dois episódios que apontam para a vitória sobre a morte. No entanto, percebemos que existe outro tipo de “morte” que carregam Marta e Pedro, e que só o encontro com Cristo e a sua própria realidade os levará finalmente a pedir ajuda ÁQUELE que os pode salvar.

Vejamos. O primeiro episódio acontece com Lázaro, irmão de Marta, que apesar de estar “morto” é ressuscitado pelo Senhor. O segundo, acontece também em Pedro, embora nele, o acontecimento da “ressurreição” se dê no interior do seu coração, quando, percebendo que só o Mestre o pode salvar, grita por socorro: “Salva-Me Senhor”.  (Mt 14,30)

Como Marta, também Pedro e os Discípulos confessavam a Fé em Jesus, mas, quando confrontados com acontecimentos fortes e fracturantes nas suas vidas, essa mesma Fé tornava-se em dúvidas e até repreensão ao Senhor.

Quantos de nós, também como Discípulos, não agimos hoje ainda da mesma forma. Confessamos a nossa Fé repetida no CREDO com toda a convicção, mas quando somos confrontados com situações difíceis da vida como é por exemplo a morte, logo lançamos as nossas críticas ou angústias em direcção Àquele que dizemos acreditar e confiar.

Marta, e Pedro mesmo acreditando, carregam dúvidas e por isso as suas reacções com o Mestre. Os dois vão ter que fazer o caminho da Experiência da Fé que abre o coração à verdadeira experiência da Ressurreição, aquela que experimenta a Vida onde a Morte já foi vencida: “…e todo aquele que vive e acredita em Mim, nunca morrerá”.

Quando descobrem finalmente esta verdade, mesmo apesar da DÚVIDA, PROCURAM, pedem AJUDA ao Senhor. Essa será também a experiência de todo aquele que foi CHAMADO, a ser Discípulo. Cheio de dúvidas e incertezas, o Discípulo aprende que só pode enfrentar os desafios da “morte” n’Aquele que lhe dá a força e a certeza pela Fé que lhe é oferecida diariamente no Caminho da GRAÇA.

Finalmente, os Discípulos de Cristo, são aqueles que sabem que na Ressurreição a morte já foi vencida. Que na cruz, Cristo venceu a Morte para os salvar. Caminhemos então ao encontro de Cristo Ressuscitado na Páscoa que se aproxima no caminho de cada Discípulo.

A Meditar: Acredito e vivo a Fé que professo? Tenho procurado o Senhor mesmo nas minhas dúvidas? O que está a impedir-me de Ressuscitar com Cristo?
vp.

(inserido no retiro de Quaresma no caminho de Pedro)

8 comentários:

vp disse...

...algumas migalhas...

....e a saúde ainda fragilizada mas algumas melhoras... espero em Cristo e nas vossas orações....

Santo fim-de-semana no Senhor...

Maria disse...

Como corolário desta meditação deixo a frase do Irmão Luc,mártir da Argélia:"A morte é Deus"..


A isso nos leva a morte e Ressurreição de Cristo,esplendor do Pai.

Alma rebelde disse...

Não é só o Discípulo que vence com Cristo os caminhos da morte....
Li durante (5 horas) e, agora ando saborear o último lançamento literário de Anselm Grün " O que vem depois da morte?". É um livro interessantíssimo porque aborda as principais questões à volta da morte e depois desta, o Juízo Final,o Céu ,O Inferno e Purgatório,a Ressureição, questões encaradas por diversos teólogos e filósofos.A explanação de Anselm é tão simples que à medida que vamos lendo,vamos-nos questionando. Porque nunca pensei assim desta forma.E, na nossa alma vai-se fazendo luz,não porque talvez seja como ele pensa, mas sim porque será assim desta forma que um dia seremos recebidos no Reino de Deus.É um livro que abre horizontes à Esperança e, nos motiva na arte de bem saber viver como na arte de bem saber morrer.

vp disse...

Quando digo "Discípulo" quero dizer todo o cristão ou pelo menos aquele que "busca" a Deus....

Ser cristão é ser Discípulo...

... e Discípulo é aquele que segue um Mestre, aprende com ele, para ser,viver e pensar à maneira dele...

O Discípulo fará-ensinará-ajudará outros a serem também Discípulos ... foi e é mandamento de Jesus: "Ide e anunciai..."

Ora é todo aquele que segue e espera em Cristo que vencerá a morte com Ele na Ressurreição...

Santo Domingo de Ramos a todos...

vp disse...

Sim... a CHAVE do Evangelho deste Domingo é precisamente a ESPERANÇA...

Ana Loura disse...

Vp, porque colocaste entre aspas a palavra morte se Lázaro?
beijinhos a todos

vp disse...

Para sublinhar que essa morte não é definitiva, por isso Jesus o ressuscita… sem aspas seria morte vencedora sobre a vida… essa é a grande dificuldade em entendermos ainda hoje a outra “morte”…. Santo Domingo….

Bom trabalho Ana com as traduções… estarei em Coimbra 2ª e 3ª para celebrar os meus anos com a minha mana.. muitas saudades e necessidade de estar um pouco afastado disto tudo aqui.. “arejar”..risos… era para ir hoje Dom de madrugada, mas 3 funerais da última hora impediram-me... sigo só às 18h00 de hoje.... para ir jantar com eles...

Orem pela minha saúde.. ainda com dificuldades e exames que espero os resultados… Com Deus caminhamos na ESPERANÇA…

vp disse...

e conosco tb se passa o mesmo a nossa morte será sempre com "aspas"... porque ela não é definitiva, a RESSURREIÇÃO é a certeza da nossa Esperança na Fé...

Preparemos os caminhos do Senhor... a Páscoa aproxima-se... Emaús está ali mesmo ao nosso lado da rua...