*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Discípulo é chamado ao testemunho da Ressurreição...!

(do Evangelho do Dom de Páscoa)
(paralelismo com Lc. 24,1-53)

A Fé das primeiras comunidades até à Igreja de hoje funda-se essencialmente a partir do testemunho de HOMENS concretos que foram testemunhas da Ressurreição do Senhor.

É precisamente Pedro, o primeiro Discípulo a ver o Senhor ressuscitado, quem irá ser chamado a confirmar na Fé os seus próprios companheiros que reconhecem nas suas palavras: “É verdade! O Senhor ressuscitou e  apareceu a Simão." (Lc, 24,34).

Sabemos que a Fé de Pedro e dos Discípulos foi submetida a duras provas, sobretudo a mais radical que foi a Paixão e a Morte na Cruz do Mestre. Mas Pedro, apesar das resistências dos companheiros e das dúvidas, não se deixa derrotar, e corre com João até ao sepulcro, onde cada um se torna testemunho da Ressurreição do Mestre.

Hoje, também cada Discípulo é chamado a ser TESTEMUNHO da Ressurreição do Senhor nas suas vidas. Como Pedro, o Discípulo de hoje “corre” também ao encontro de Cristo Ressuscitado, ainda que nas suas fragilidades e dúvidas por vezes não veja claro como no Caminho de Emaús.

E este “Caminho de Emaús” significa as 4 ETAPAS do Discipulado que temos vindo a abordar durante este ano pastoral: CHAMADA; SEGUIMENTO; AMIZADE e a MISSÃO-IDE.

É o CAMINHO que nos leva ao encontro de Jesus ressuscitado, e ele  acontece e faz-se no concreto da vida da Comunidade, na vida dos Sacramentos, no Caminho do DISCIPULADO contínuo.

Como Pedro, que ao encontrar o Senhor vai primeiro à sua comunidade partilhar a RESSURREIÇÃO, também cada Discípulo de hoje é chamado a agir da mesma forma.

É na Comunidade que o Discípulo vive e partilha primeiro o testemunho da Ressurreição, para então depois partir para o ANÚNCIO, o IDE que vemos acontecer também com os Discípulos depois já com as primeiras comunidades em Actos.

A MEDITAR: Qual é o meu testemunho na minha Comunidade?  Sou um Discípulo(a) que já baixou os braços, ou corro como Pedro e João ao encontro de Jesus Ressuscitado? Quais são os medos e os obstáculos que estão a impedir-me de viver a Páscoa totalmente?
vp.
(inserido no retiro do Discipulado em Pedro)

4 comentários:

vp disse...

Santa Páscoa a todos.... grato pelas vossas orações... espero em Deus... a minha alma espera no Senhor....

"Ainda que a figueira não floresça
Ainda que a videira não dê o seu fruto Mesmo que não haja alimento nos campos Eu me alegrarei em Ti..."

Maria-Portugal disse...

...mas foram as discípulas mulheres que tiveram o primeiro Encontro com o Ressuscitado,manhã ,bem cedinho do primeiro dia da semana....

João 20,16
Mateus 28,9-10
Marcos 16,9-10

"ainda que não...me alegrarei em Ti"

Assim seja.

Boas Festas Pascais

vp disse...

Claro que sim..mas falava em relação a Pedro e à confirmação dos companheiros... claro que foi a mulheres que o Senhor apareceu primeiro... mas ainda assim aparece aos Discípulos também...

Irmãzinha Pomba… não é a ordem que importa mas a quem o Senhor escolhe para se fazer presente ressurrecto...

…e já agora… não foram só os 12 e as mulheres como sabemos... mais foram. Aqueles e aquelas que o viram.. mas o que importa é o testemunho vivo da Ressurreição... seja ele de quem for…

Santa Páscoa ...

Maria-Portugal disse...

sim...aqueles com quem comeu e bebeu,como dizem os Actos dos Apóstolos...ou sejam todos nós que participamos na Ressurreição.