*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 13 de abril de 2011

As 3 Marias distintas amadas pelo Senhor...

Ainda sobre uma questão surgida do “Retiro da cidade nº33”….

Ana Loura disse...
VP, a Maria ontem questionou a "teoria" de maria irmã de Lázaro ser Maria Madalena, confesso que fiquei confusa, mas o certo é que até parece que tudo encaixa. Hoje ao conversar com Frei fernando Ventura, Capuchinho que foi responsável pela revista Bíblica durante anos ele refuta a teoria do Dominicano. São pessoas diferentes...Por favor dá-nos o teu "palpite", sim? De qq forma o texto anuncia a Esperança sim. Beijos

Ana, a mulher que unge os pés de Jesus em casa de um fariseu que O tinha convidado (Lc 7, 36-50) não é a mesma mulher que está na casa de Lázaro (Jo 12, 1-10). Esta Maria, que em Betânia, na casa de Lázaro seu irmão, unge os pés do Senhor com os seus cabelos é definitivamente outra pessoa….

E a outra, a chamada Maria Madalena a quem Jesus havia tirado 7 espíritos (Lc 8,1-3) é também outra mulher e não a mesma mulher pecadora em Lucas.

São claramente 3 mulheres distintas em 3 episódios distintos também...

Um dos pormenores (entre outros) que desmontam "fácilmente" o erro que ainda existe hoje em alguns que atribuem a mesma identidade a estas mulheres pode ser encontrado  nos textos bíblicos:

“Ora certa mulher, conhecida naquela cidade como pecadora, ao saber que Ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um frasco de alabastro com perfume.” (lc 7,37).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde vivia Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Ofereceram-lhe lá um jantar. Marta servia e Lázaro era um dos que estavam com Ele à mesa. Então, Maria ungiu os pés de Jesus com uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, e enxugou-lhos com os seus cabelos. A casa encheu-se com a fragrância do perfume." (Jo 12,2-3)

Isto confirma que, enquanto a irmã de Lázaro estava já dentro de casa do irmão com Marta que servia os convidados ... Maria, a outra mulher estava fora de casa e só ao ouvir que Jesus estava naquela cidade é que comprou o perfume e foi lá ungir os pés do Senhor.

O “problema” é que hoje nas pregações mistura-se tudo e pensa-se e fala-se como se fosse a Maria Madalena a mesma mulher...!

Ana, para mim, o importante nem são estes pormenores, o que importa para mim é saber que Jesus perdoou e amou da mesma forma estas mulheres como ama a todos nós também….

2 comentários:

Maria-Portugal disse...

Realmente são diferentes a Maria,irmã de Lázaro e de Marta, a que se sentava aos pés de Jesus,a que o ungiu com perfume,a que foi ter com ele depois da irmã lhe ter dito que a chamara.

Outra é a Maria Madalena,a pecadora de vida nova que foi testemunha do Ressuscitado e que O reconheceu ao ouvir o seu nome dito pelo Rabboni.

Há ainda a pecadora que ungiu os pés de Jesus e os secou com os seus cabelos,que poderá ser a Maria Madalena do sepulcro.

Mas como digo na minha pequena reflexão do 5º Domingo da Quaresma:"Personalidades distintas,o mesmo Amor por aquele Jesus,que se oferecia aos homens,na plenitude da sua humanidade e da sua divindade."

ladoalado disse...

Gostei muito deste comentário, Victor, sobretudo pela conclusão: a mesma ou três, pouco importa - o que ressalta e é fulcral é a permanente atitude de perdão.
Bem haja!