*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

segunda-feira, 21 de março de 2011

Retiro na cidade - 13

Foto tirada da net
A palavra de Deus
«Levanta-te e resplandece, Je­ru­salém, que está a chegar a tua luz! A glória do Senhor amanhece so­bre ti»Isaías Cap 60, vers 1
A meditação
A lógica da luz
Atenção à religião da serpente, aquela religião adoptada por Adão e Eva ao pé da árvore do conhecimento do bem e do mal. É uma religião da desconfiança, da pretensão do homem a crer-se todo-poderoso, uma religião mascara o homem em rival de Deus. No final uma religião que precipita o homem na queda. Testa de ferro na moral do permitido e do proibido, do puro e do impuro. Então que muros altos para proteger o pequeno mundo dos perfeitos, quantas precauções para não se deixarem contaminar pelo grande Satanás, quantas regras meticulosas para afastar todo o risco de poluição. Sim, Uma lógica de «perfeição» que isola e exclui!
É o combate perdido à partida do puro contra o impuro: como o de um homem vestido de branco numa caverna de carvão.
«A luz nasce da luz», Cristo, ele, obedece a uma outra lógica. No coração mais negro de obscuridade, a mais ténue luz, a mais frágil chama consegue repelir as trevas, fazer triunfar o dia sobre a noite, a manhã de Páscoa sobre a Sexta-Feira Santa.
Tal é a virtude desta luz que Cristo confia ao homem pela sua ressurreição. Uma luz que se propaga, que se fortalece por ser partilhada, pois não a podemos guardar para nós mesmos. Uma luz que ilumina a estrada, e faz arder o coração.
A luz de Cristo obedece à lógica do amor mais forte do que a morte.

traduzido de: www.retraitedanslaville.org

3 comentários:

vp disse...

Uma luz que ilumina a estrada, e faz arder o coração. A luz de Cristo obedece à lógica do amor mais forte do que a morte.

Tremenda partilha... grato...

santa noite...

Ana Loura disse...

É, querido VP...tão diferente da nossa lógica, tão longe eu estou. Beijo

vp disse...

beiju Ana.... ando aqui a correr com tanto trabalho que nem tenho tempo de partilhar aqui... mas logo farei...

Santa noite...