*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 22 de março de 2011

Retiro na cidade 14

A Palavra de Deus
«Levantai-vos e não tenhais medo.»
Evangelho de Jesus, O Cristo segundo São Mateus, Cap 17, Vers 7.
A meditação
A lógica do irmão.
Nós hoje estamos presos numa tensão cada vez mais difícil de ser vivida.
A cultura cristã tem, com efeito, ao longo dos séculos, moldou o homem naquilo que ele tinha de único e pensado o modelo de uma «pessoa» autónoma e singular, livre nas suas escolhas. A caricatura desta libertação da pessoa é um individualismo exacerbado: «o que eu vivo é escolha minha. O que tu vives é problema teu».

Jesus, ele, nunca está só.

A sua identidade de Filho bem-amado do Pai é revelada na montanha aqueles que ele leva consigo: Pedro, Tiago e João. Os mesmos que estarão com ele no jardim da Agonia. Belos companheiros: eles dormem. Quer a Santa Face lhe apareça gloriosa ou desfigurada, eles dormem. Eles dormem para esquecer o seu medo, como nós. E quando não dormimos, estamos atarefados a realizar-nos. Submetidos à lógica implacável da eliminação do mais débil, da exclusão daquele que não se adapta suficientemente depressa à mudança, da desconfiança sobre aqueles que não se parecem connosco. Jesus irá ensinar-nos uma outra lógica, a lógica da fraternidade, aquela sobre a qual ele irá construir a sua Igreja.
Lógica do medo superado, da confiança, da atenção ao mais débil, do acolhimento àquele que é diferente, lógica da oração, onde nós recebendo de um outro, do todo Outro, nós podemos enfim realizar-nos em plenitude.
Traduzido de: http://www.retraitedanslaville.org/spip.php?sommaire&date=2011-03-22

Sem comentários: